Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12015
Author(s): Rodrigues, Joana Marques
Advisor: Lopes, Albino
Gonçalves, Gabriela
Date: 2008
Title: Quociente de empatia e quociente de sistematização: Uma análise exploratória para a população portuguesa
Reference: Rodrigues, J. M. (2008). Quociente de empatia e quociente de sistematização: Uma análise exploratória para a população portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/12015
Keywords: Gestão de recursos humanos
Cognição -- Cognition
Empatia
Emoção -- Emotion
Análise fatorial -- Factor analysis
Empathy quotient
Systemizing quotient
Cognitive styles
Exploratory factor analysis
Abstract: A teoria da empatia – sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen (2002), assume a existência de dois principais tipos cognitivos, um mais característico do género feminino (com maior capacidade para empatizar) e outro mais característico do género masculino (com maior capacidade para sistematizar). Para avaliar estes conceitos, Baron-Cohen e os seus colegas (2003) desenvolveram as escalas do Quociente de Empatia (QE) e do Quociente de Sistematização (QS). Assim, o principal objectivo deste estudo consistiu em validar as versões curtas das escalas do QE e do QS (desenvolvidas por Wakabayashi et al., 2006) para a população portuguesa, utilizando uma amostra de 506 participantes. Realizou-se uma análise factorial exploratória para ambas as escalas, tendo sido encontrados quatro factores na escala do QE, os quais foram denominados de 1) Empatia Cognitiva; 2) Reactividade Emocional; 3) Capacidades Sociais; e 4) Dificuldades empáticas. Relativamente à escala do QS foram encontrados onze factores, os quais não apresentaram qualquer significado cognitivo. Foram realizadas as análises de fiabilidade e consistência interna dos instrumentos, cujos valores foram bastante razoáveis, seguindo-se uma análise das correlações entre as escalas e os factores resultantes da análise factorial exploratória. Procedeu-se igualmente à comparação dos diversos grupos existentes na amostra, de acordo com o género, habilitações literárias, áreas de formação, e tipos de profissão.
The empathizing – systemizing theory, developed by Baron-Cohen (2002), assumes the existence of two main cognitive styles, one more characteristic of female gender (with greater capacity to empathize), and the other more characteristic of male gender (with greater capacity to systemize). To assess these concepts, Baron-Cohen and his colleagues (2003) developed the Empathy Quotient (EQ) and Systemizing Quotient (SQ) scales. Thus, this study central aim was to validate the short versions of the EQ and SQ scales (developed by Wakabayashi et al., 2006) for the Portuguese population, using a sample of 506 participants. It was carried out an exploratory factor analysis for both scales, and there was found four factors in the EQ scale, which were denominated by 1) Cognitive empathy; 2) Emotional reactivity; 3) Social skills; and 4) Empathic difficulties. On the SQ scale there were found eleven factors, none of them with cognitive meaning. There was carried out a reliability and internal consistency analysis for the instruments, whose values were quite reasonable, followed by the analysis of correlations between the scales and the resulting factors from the exploratory factor analysis. It was also proceed to the comparison of the various groups in the sample, according to gender, education levels, educational areas, and occupation types.
Degree: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_joana_marques_rodrigues.pdf
  Restricted Access
463,21 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.