Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11986
acessibilidade
Title: Políticas educativas de apoio à família no contexto rural angolano: para uma intervenção na escola de Mambandi
Authors: Tyombe, Joaquim Nhanganga
Orientador: Martins, Susana da Cruz
Keywords: Política de educação
Meio rural
Família
Kimbo
Angola
Intervenção social
Educational policies
Support
Family
Education
Mambandi school
Intervention
Issue Date: 2016
Citation: TYOMBE, Joaquim Nhanganga - Políticas educativas de apoio à família no contexto rural angolano: para uma intervenção na escola de Mambandi [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11986>.
Abstract: A qualidade da educação está intimamente ligada à existência, eficácia e eficiência de políticas educativas. Este trabalho é sobre as políticas educativas de apoio à família no contexto rural angolano. Avalia a existência ou não, a eficácia ou não destas políticas, no contexto em referência, tendo como pano de fundo a importância das dinâmicas de envolvimento parental nos processos de educação dos seus filhos e da família, enquanto base sobre a qual está estruturada a sociedade Angola. A realidade concreta estudada é da escola de Mambandi, uma das muitas escolas rurais angolanas. Tendo-se observado uma relação e comunicação escola-família quase nulos, este trabalho com o projeto Umbo Lyange Sikola Yange, lança as bases para uma intervenção, na escola e no kimbo, destinada a alicerçar a qualidade da escola de Mambandi, enquanto organização educativa e contribuir, desta feita, para o estudo das políticas educativas de apoio à família em Angola. Trata-se de pensar a escola para necessidades concretas, de modo a proporcionar um desenvolvimento harmonioso e sustentável da sociedade angolana, em geral, e de Mambandi, em particular, a partir de um modelo de escola que facilita quer o sucesso educativo dos filhos quer a formação e cooperação dos pais na educação dos seus próprios filhos.
The quality of education is closely linked to the existence, effectiveness and efficiency of educational policies. This work is about education policies to support families in the Angolan rural context. It evaluates the existence or not, the effectiveness or not of these policies in the context of reference. The study has as its backdrop the importance of parental involvement dynamics in the education process of their children and the family as the basis on which is structured the Angolan society. The concrete reality studied in this work is the school of Mambandi, one of many Angolan rural schools. Having observed in there an almost zero relationship and communication school-family, with the project Umbo Lyange Sikola Yange this study lays the foundations for an intervention at school and kimbo, designed to underpin the quality of Mambandi school, as an educational organization and contribute, this time to the study of educational family support policies in Angola. It is thought the school for specific needs, to provide a harmonious and sustainable development of the Angolan society in general and Mambandi in particular from a school model that facilitates both the educational success of children and the training and cooperation of parents in the education of their own.
Description: Mestrado em Administração Escolar
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11986
Thesis identifier: 201217945
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tyombe_dissertaçao.pdf443.52 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.