Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11984
Autoria: Nina, Susana Rogeiro
Orientação: Pereira, José Santana
Data: 2016
Título próprio: As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
Referência bibliográfica: Nina, S. R. (2016). As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11984
Palavras-chave: Debate televisivo -- TV debate
Eleição presidencial -- Presidential election
Apresentação de candidatura -- Application submission
Estudo experimental
Presidential elections of 1986
Presidential candidates evaluation
Aprendizagem -- Learning
Estudo experimental
Resumo: O trabalho de investigação aqui apresentado replica o estudo feito por James Druckman em 2003 sobre o debate entre Kennedy e Nixon para as presidenciais de 1960. Tem como objetivo analisar o debate da primeira e segunda volta para as presidenciais de 1986, que opôs Mário Soares e Freitas do Amaral, verificando se diferentes modos de exposição e diferentes estilos de debate conduzem a avaliações distintas dos candidatos e a diferentes graus de aprendizagem. Para testar empiricamente um conjunto de hipóteses relativas a estes efeitos, recorreu-se à metodologia experimental, que envolveu a participação de 178 estudantes universitários do ISCTE-IUL e da Universidade da Beira Interior, divididos em quatro grupos experimentais, num desgin 2x2: modalidade de receção do debate (vídeo vs. áudio) e versão do debate (primeira volta, mais temático vs. segunda volta, mais confrontacional). Os resultados revelam que quanto às determinantes de avaliação dos candidatos, a modalidade de receção do debate e o impacto do conteúdo são significativos apenas para Freitas do Amaral: as características de personalidade foram determinantes para a avaliação do candidato feita pelos participantes que assistiram ao debate pela televisão e para os que assistiram ao segundo debate, enquanto a avaliação em função do desempenho foi privilegiada pelos indivíduos expostos à versão áudio e ao debate da primeira volta. Relativamente à aprendizagem, a exposição à televisão resulta numa maior aprendizagem dos participantes sobre os temas discutidos nos debates. Os efeitos de interação entre a modalidade de exposição ao debate e o conhecimento político não são significativos, uma vez que, ao contrário do que se esperava, a exposição aos debates pela televisão não tem um efeito maior na aprendizagem de indivíduos detentores de pouco conhecimento sobre política do que a exposição ao áudio.
This research replicates the study of James Druckman (2003) about the 1960 presidential debate between Kennedy and Nixon. The aim of this study is to investigate how different debating styles and modes of exposure to the debates between Mário Soares and Freitas do Amaral affect the criteria by which individuals assess candidates and their levels of learning about politics in the context of the 1986 presidential election. To test the different hypotheses concerning these effects, 178 university students from ISCTE-IUL and from University of Beira Interior were invited to participate in an experiment. The participants were randomly assigned to four experimental groups, in a 2x2 design: the reception mode (video vs. audio) and debate version (first round, more thematic vs. second round, more confrontational). The results show that the impact of reception mode only affect Freitas do Amaral's evaluations: the assessment of his personality was relevant for the general evaluation made by viewers and participants exposed to the second debate; the evaluation of performance on issues was relevant to listeners and to participants exposed to the first debate. It was also observed that the television exposure leads to higher learning levels. However, the interaction effects between the political knowledge and modes of exposure were not confirmed, meaning that participants with lower levels of political knowledge did not learn more from the exposure to TV than from the exposure to the audio.
Designação do grau: Mestrado em Ciência Política
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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