Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11981
acessibilidade
Title: A certeza da incerteza: percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
Authors: Correia, Cláudia Sofia de Sousa
Orientador: Seabra, Teresa
Keywords: Insucesso escolar
Abandono escolar
Qualificação profissional
Mercado de trabalho
Desigualdade social
School failure
School dropout
Low-skilled
Educational and professional aspirations
Social inequalities
Issue Date: 2016
Citation: CORREIA, Cláudia Sofia de Sousa - A certeza da incerteza: percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11981>.
Abstract: A crise do mercado de emprego juvenil reforçou a importância da escolaridade ao dificultar os percursos juvenis exteriores à escola, de entrada prematura e desqualificada no mercado de trabalho. Cada vez mais jovens percorrem o caminho escolar e académico, adiando a entrada no mercado de trabalho, mas muitos outros ingressam rapidamente na vida profissional, como é o caso deste grupo de jovens que, após ter concluído o 6.º e 9.º ano de escolaridade, decidiu pôr fim à sua relação com o sistema educativo, iniciando uma nova fase das suas vidas que alia a vontade de trabalhar, de ganhar dinheiro e de conquistar autonomia. A investigação procurou conhecer os percursos e os projetos de vida destes jovens, nomeadamente, a nível escolar e profissional. Os dados foram recolhidos através da recolha de dados em fontes diversificadas, que inclui uma entrevista semiestruturada a quinze jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 27 anos, naturais do concelho de Tarouca, cujo nível de escolaridade completo se encontra maioritariamente inserido no 3.º ciclo do ensino básico. A análise das entrevistas possibilitou saber que, os percursos escolares e o nível de educação alcançado influenciaram os trajetos profissionais dos jovens na medida em que, as experiências de insucesso escolar experienciadas contribuíram para o seu afastamento do sistema de ensino e incentivou-os a procurar o primeiro emprego e querer atingir a sua independência financeira.
The crisis of youth employment market reinforced the importance of education in hampering the juvenile paths outside school, like early and disqualified entry in the labor market. Increasingly young people go through school and academic courses, postponing the entry into the labor market, but many others quickly join in working life, such as this group of young people who after having completed grade 6 and 9, decided to end its relationship with the education system, initiating a new phase of their lives that unites the will to work, earn money and gain autonomy. The research tried to know the courses and projects of life of these young people, namely, at school and professional level. The data were collected through a data collection in diversified sources, which includes a semi-structured interview to fifteen young people between the ages of 23 and 27 years old, all natural from the municipality of Tarouca, whose complete schoolarship level is inserted, namely, in the lower secondary education. The analysis of the interviews made possible to know that, the school courses and the education level achieved influenced the youth’s career paths, insofar as the experiences of school failure experienced contributed to their withdrawal from the education system and motivated them to seek for the first job and to achieve their financial independence.
Description: Mestrado em Educação e Sociedade
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11981
Thesis identifier: 201218771
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese.pdf886.1 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.