Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/11981
Author(s): | Correia, Cláudia Sofia de Sousa |
Advisor: | Seabra, Teresa |
Date: | 2016 |
Title: | A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares |
Reference: | Correia, C. S. S. (2016). A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11981 |
Keywords: | Insucesso escolar Abandono escolar -- School abandonment Qualificação profissional -- Professional qualification Mercado de trabalho -- Labour market Desigualdade social -- Social inequality School failure School dropout Low-skilled Educational and professional aspirations Social inequalities |
Abstract: | A crise do mercado de emprego juvenil reforçou a importância da escolaridade
ao dificultar os percursos juvenis exteriores à escola, de entrada prematura e
desqualificada no mercado de trabalho. Cada vez mais jovens percorrem o caminho
escolar e académico, adiando a entrada no mercado de trabalho, mas muitos outros
ingressam rapidamente na vida profissional, como é o caso deste grupo de jovens
que, após ter concluído o 6.º e 9.º ano de escolaridade, decidiu pôr fim à sua relação
com o sistema educativo, iniciando uma nova fase das suas vidas que alia a vontade
de trabalhar, de ganhar dinheiro e de conquistar autonomia.
A investigação procurou conhecer os percursos e os projetos de vida destes
jovens, nomeadamente, a nível escolar e profissional. Os dados foram recolhidos
através da recolha de dados em fontes diversificadas, que inclui uma entrevista
semiestruturada a quinze jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 27
anos, naturais do concelho de Tarouca, cujo nível de escolaridade completo se
encontra maioritariamente inserido no 3.º ciclo do ensino básico.
A análise das entrevistas possibilitou saber que, os percursos escolares e o
nível de educação alcançado influenciaram os trajetos profissionais dos jovens na
medida em que, as experiências de insucesso escolar experienciadas contribuíram
para o seu afastamento do sistema de ensino e incentivou-os a procurar o primeiro
emprego e querer atingir a sua independência financeira. The crisis of youth employment market reinforced the importance of education in hampering the juvenile paths outside school, like early and disqualified entry in the labor market. Increasingly young people go through school and academic courses, postponing the entry into the labor market, but many others quickly join in working life, such as this group of young people who after having completed grade 6 and 9, decided to end its relationship with the education system, initiating a new phase of their lives that unites the will to work, earn money and gain autonomy. The research tried to know the courses and projects of life of these young people, namely, at school and professional level. The data were collected through a data collection in diversified sources, which includes a semi-structured interview to fifteen young people between the ages of 23 and 27 years old, all natural from the municipality of Tarouca, whose complete schoolarship level is inserted, namely, in the lower secondary education. The analysis of the interviews made possible to know that, the school courses and the education level achieved influenced the youth’s career paths, insofar as the experiences of school failure experienced contributed to their withdrawal from the education system and motivated them to seek for the first job and to achieve their financial independence. |
Degree: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_claudia_sousa_correia.pdf | 886,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.