Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11937
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Luís Alberto-
dc.contributor.authorGuerra, Paula-
dc.date.accessioned2016-10-04T13:37:36Z-
dc.date.available2016-10-04T13:37:36Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.issn2182-3030por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11937-
dc.description.abstractEste artigo procura lançar um olhar preliminar sobre os primeiros momentos da cena noise/experimental que despoletou na cidade das Caldas da Rainha, na viragem das décadas de 1980 para a de 1990, focando-se na atividade artística, musical e cultural das bandas locais - e tendo o artista João Paulo Feliciano como protagonista. Deste modo, procuramos identificar os pontos-chave e os fatores que possibilitaram o florescimento de uma cena noise em Caldas da Rainha, como lojas de discos, pessoas, pontos de encontro, editoras, eventos, live sessions, festas e etc. Também foi nosso objectivo, evidenciar os impactos iniciais que a música e as movimentações artísticas feitas na cidade tiveram no resto do país. Paralelamente, apresentamos os pontos de influência que a efervescência do rock em Portugal teve em Caldas da Rainha e na sua cena noise/experimental, lançando uma análise prévia sobre as ramificações do progresso da cena na cidade que levaram músicos locais, além de Feliciano, a ter destaque no cenário nacional. Assim, este artigo, intenta fazer um ensaio propedêutico do conceito de cena às dinâmicas desenvolvidas nas Caldas da Rainha, relevando a necessidade que determinados atores sentiram para a criação do seu próprio “ecossistema” fundando editoras, agendando gigs e expandindo a network e personagens e espaços - tão necessária para as cenas independentes. Aqui, iremos inserir a importância dos contatos com os músicos de outras cidades de Portugal e até os laços de amizade entre Feliciano e Lee Ranaldo (Sonic Youth) e no que isso auxiliou a chancelar o noise que se fazia na cidade, mais reconhecidamente pelos Tina and the Top Ten.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-IULpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCenas musicaispor
dc.subjectNoisepor
dc.subjectIndiepor
dc.subjectNewtworkpor
dc.subjectExperimentalismopor
dc.titleContributos para a emergência de uma juventude sónica: a constituição da cena noise das Caldas da Rainhapor
dc.typearticle-
dc.pagination158-179por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number32por
dc.identifier.doi10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art10-
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12. MOURA e GUERRA_Contributos para a Emergencia_VF.pdf426,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.