Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11937
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Luís Alberto | - |
dc.contributor.author | Guerra, Paula | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T13:37:36Z | - |
dc.date.available | 2016-10-04T13:37:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.identifier.issn | 2182-3030 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/11937 | - |
dc.description.abstract | Este artigo procura lançar um olhar preliminar sobre os primeiros momentos da cena noise/experimental que despoletou na cidade das Caldas da Rainha, na viragem das décadas de 1980 para a de 1990, focando-se na atividade artística, musical e cultural das bandas locais - e tendo o artista João Paulo Feliciano como protagonista. Deste modo, procuramos identificar os pontos-chave e os fatores que possibilitaram o florescimento de uma cena noise em Caldas da Rainha, como lojas de discos, pessoas, pontos de encontro, editoras, eventos, live sessions, festas e etc. Também foi nosso objectivo, evidenciar os impactos iniciais que a música e as movimentações artísticas feitas na cidade tiveram no resto do país. Paralelamente, apresentamos os pontos de influência que a efervescência do rock em Portugal teve em Caldas da Rainha e na sua cena noise/experimental, lançando uma análise prévia sobre as ramificações do progresso da cena na cidade que levaram músicos locais, além de Feliciano, a ter destaque no cenário nacional. Assim, este artigo, intenta fazer um ensaio propedêutico do conceito de cena às dinâmicas desenvolvidas nas Caldas da Rainha, relevando a necessidade que determinados atores sentiram para a criação do seu próprio “ecossistema” fundando editoras, agendando gigs e expandindo a network e personagens e espaços - tão necessária para as cenas independentes. Aqui, iremos inserir a importância dos contatos com os músicos de outras cidades de Portugal e até os laços de amizade entre Feliciano e Lee Ranaldo (Sonic Youth) e no que isso auxiliou a chancelar o noise que se fazia na cidade, mais reconhecidamente pelos Tina and the Top Ten. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-IUL | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Cenas musicais | por |
dc.subject | Noise | por |
dc.subject | Indie | por |
dc.subject | Newtwork | por |
dc.subject | Experimentalismo | por |
dc.title | Contributos para a emergência de uma juventude sónica: a constituição da cena noise das Caldas da Rainha | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 158-179 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 32 | por |
dc.identifier.doi | 10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art10 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
12. MOURA e GUERRA_Contributos para a Emergencia_VF.pdf | 426,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.