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dc.contributor.authorMadeira da Silva, T.-
dc.contributor.authorMatos, M.-
dc.contributor.authorFerreira, A. C.-
dc.date.accessioned2016-09-23T12:01:45Z-
dc.date.available2016-09-23T12:01:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1645-0639-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11927-
dc.description.abstractAssiste-se, nos últimos anos, a uma transformação das práticas profissionais do arquitecto: a par do modelo tradicional – ciclo desenvolvido em atelier, da encomenda do projecto à construção do edifício –, novas práticas de intervenção do arquitecto, que designaremos aqui, num primeiro momento, como “práticas emergentes”, conduzem a interrogações, nomeadamente no interior do próprio mundo académico, sobre a adequação das formas e dos conteúdos do ensino da arquitectura a estas novas configurações profissionais. Num ensaio de resposta a esta nova situação e na tentativa de aproximação do ensino às práticas profissionais emergentes, realizou-se, em Setembro de 2014, uma experiência pedagógica na forma de uma Summer School, organizada conjuntamente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL e a Faculty of Design and Technology Technische Universität Darmstadt. Algumas questões levantadas nesta primeira experiência tiveram continuidade numa Unidade Curricular do Mestrado Integrado em Arquitetura (Arquitetura V) no ano lectivo 2014-2015. Entre outros, foram aqui problematizados vários temas associados à reabilitação e ao turismo nos centros históricos urbanos. A experiência de trabalho no terreno permitiu a sensibilização dos alunos para a necessidade de entender a valorização do património arquitectónico de uma forma ampla e integrada, assim como para a importância de um maior envolvimento do arquitecto nos contextos socio-territoriais onde intervém. Neste artigo descreve-se a experiência da Summer School e do trabalho desenvolvido posteriormente no âmbito do mestrado e discutem-se as formas de adequação da didáctica do projecto às novas condicionantes da prática profissional dos arquitectos.por
dc.language.isopor-
dc.publisherDINAMIA'CET-IUL-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPráticas profissionais em arquiteturapor
dc.subjectEnsino de arquiteturapor
dc.subjectDidáctica do projecto arquitetónicopor
dc.subjectEstratégias criativaspor
dc.titleArchitectural Summer School: projectar em tempos de escassez. Uma experiência de ensino num contexto de mudanças nas práticas profissionais de arquiteturapor
dc.typearticle-
dc.pagination80 - 102-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalCIDADES, Comunidades e Territórios-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume32-
dc.number32por
degois.publication.firstPage80-
degois.publication.lastPage102-
degois.publication.titleArchitectural Summer School: projectar em tempos de escassez. Uma experiência de ensino num contexto de mudanças nas práticas profissionais de arquiteturapor
dc.date.updated2019-04-15T17:01:50Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art05-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-29838-
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