Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11927
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Madeira da Silva, T. | - |
dc.contributor.author | Matos, M. | - |
dc.contributor.author | Ferreira, A. C. | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T12:01:45Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T12:01:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 1645-0639 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/11927 | - |
dc.description.abstract | Assiste-se, nos últimos anos, a uma transformação das práticas profissionais do arquitecto: a par do modelo tradicional – ciclo desenvolvido em atelier, da encomenda do projecto à construção do edifício –, novas práticas de intervenção do arquitecto, que designaremos aqui, num primeiro momento, como “práticas emergentes”, conduzem a interrogações, nomeadamente no interior do próprio mundo académico, sobre a adequação das formas e dos conteúdos do ensino da arquitectura a estas novas configurações profissionais. Num ensaio de resposta a esta nova situação e na tentativa de aproximação do ensino às práticas profissionais emergentes, realizou-se, em Setembro de 2014, uma experiência pedagógica na forma de uma Summer School, organizada conjuntamente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL e a Faculty of Design and Technology Technische Universität Darmstadt. Algumas questões levantadas nesta primeira experiência tiveram continuidade numa Unidade Curricular do Mestrado Integrado em Arquitetura (Arquitetura V) no ano lectivo 2014-2015. Entre outros, foram aqui problematizados vários temas associados à reabilitação e ao turismo nos centros históricos urbanos. A experiência de trabalho no terreno permitiu a sensibilização dos alunos para a necessidade de entender a valorização do património arquitectónico de uma forma ampla e integrada, assim como para a importância de um maior envolvimento do arquitecto nos contextos socio-territoriais onde intervém. Neste artigo descreve-se a experiência da Summer School e do trabalho desenvolvido posteriormente no âmbito do mestrado e discutem-se as formas de adequação da didáctica do projecto às novas condicionantes da prática profissional dos arquitectos. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | DINAMIA'CET-IUL | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Práticas profissionais em arquitetura | por |
dc.subject | Ensino de arquitetura | por |
dc.subject | Didáctica do projecto arquitetónico | por |
dc.subject | Estratégias criativas | por |
dc.title | Architectural Summer School: projectar em tempos de escassez. Uma experiência de ensino num contexto de mudanças nas práticas profissionais de arquitetura | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 80 - 102 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | CIDADES, Comunidades e Territórios | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 32 | - |
dc.number | 32 | por |
degois.publication.firstPage | 80 | - |
degois.publication.lastPage | 102 | - |
degois.publication.title | Architectural Summer School: projectar em tempos de escassez. Uma experiência de ensino num contexto de mudanças nas práticas profissionais de arquitetura | por |
dc.date.updated | 2019-04-15T17:01:50Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art05 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-29838 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
404_1885_1_PB.pdf | Versão Editora | 926,84 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.