Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11892
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, João de Freitas Ferreira de-
dc.contributor.authorCoutinho, José Maria Martinha de Castro Pereira-
dc.date.accessioned2016-08-12T14:27:21Z-
dc.date.available2016-08-12T14:27:21Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-07por
dc.identifier.citationCoutinho, J. M. M. C. P. (2011). Modernidade, religiosidade e universidade [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11892por
dc.identifier.isbn978-989-732-932-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11892-
dc.description.abstractOs objectivos desta tese passam pelo conhecimento e pela compreensão, em primeiro lugar, das crenças e das práticas católicas, assim como das atitudes relativamente ao casamento, à vida e à sexualidade; em segundo lugar, das recomposições religiosas; por último, da socialização religiosa. Foram aplicados quinhentos inquéritos a alunos do terceiro ano das universidades públicas de Lisboa, distribuídos pelas várias áreas de ensino. As crenças católicas comportam três clusters: católicos mais convictos, católicos menos convictos e ateus/agnósticos. As práticas católicas abrangem igualmente três clusters: católicos mais praticantes, católicos menos praticantes e não praticantes. As atitudes compreendem também três clusters: seguidores mais fiéis, seguidores menos fiéis e não seguidores. Do cruzamento destes três conjuntos de clusters, surgem identicamente três clusters da religiosidade católica: católicos nucleares, católicos intermédios e não católicos. Estes reformulam-se ao serem cruzados com os dados sobre os aspectos da vida. Os católicos nucleares tornam-se os ortodoxos sociocentrados; os católicos intermédios convertem-se em heterodoxos ambiciosos; os não católicos ficam os descrentes activistas e hedonistas. As crenças, as práticas e as atitudes conformes a doutrina católica aumentam dos não católicos para os católicos nucleares, assim como a generalidade dos parâmetros da socialização. Os amigos são escolhidos de acordo com a proximidade da posição religiosa. A socialização religiosa será, à partida, maior dos não católicos para os católicos nucleares. As crenças não católicas são maiores nos católicos intermédios. Das práticas não católicas, a leitura de horóscopo apresenta-se como a única relevante, sendo mais elevada igualmente nos católicos intermédios.por
dc.description.abstractThis thesis pursues three interrelated goals: first, an approach to the catholic beliefs and practices along with attitudes towards marriage, life and sexuality within undergraduate students; in second the problem of the religious patchwork; third, religious socialization. The findings are based upon a five hundred inquiries of third-year undergraduate students of Lisbon public universities in several subjects. The catholic beliefs include three clusters: more assured Catholics, less assured Catholics and atheists/agnostics. Catholic practices cover three clusters: more practicing Catholics, less practicing Catholics and non-practicing. The attitudes comprise too three clusters: more faithful followers, less faithful followers and non-followers. Crossing these three sets of clusters, emerge identically three clusters of catholic religiosity: nuclear Catholics, intermediate Catholics and non-Catholics. These are reformulated being crossed with life aspects data. The nuclear Catholics become socio-centred orthodox; the intermediate Catholics turn into ambitious heterodox; the non-Catholics are converted into activists and hedonists unbelievers. The beliefs, practices and attitudes aligned with catholic doctrine grow from the non-Catholics to the nuclear Catholics, as well as most of the socialization parameters. Friends are chosen among those with a close religious position. Religious socialization similarly grows from non-Catholics to nuclear Catholics. Non-catholic beliefs are higher in intermediate Catholics. Horoscope reading is the only relevant non-catholic practice, being equally greater in intermediate Catholics.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia da religião -- Religion sociologypor
dc.subjectCatolicismo -- Catholicismpor
dc.subjectBricolagepor
dc.subjectCrença -- Beliefpor
dc.subjectPrática religiosa -- Religious practicepor
dc.subjectUniversidade -- Universitypor
dc.subjectSocialização -- Socializationpor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectReligião -- Religionpor
dc.subjectPatchworkpor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectSocializationpor
dc.subjectYouthpor
dc.subjectUniversitypor
dc.subjectModernitypor
dc.titleModernidade, religiosidade e universidadepor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologia-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_jose_castro_coutinho.pdf4,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.