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dc.contributor.advisorPortela, Sofia-
dc.contributor.authorNeves, Miguel Filipe Leite Sousa-
dc.date.accessioned2016-07-05T17:00:19Z-
dc.date.available2016-07-05T17:00:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationNeves, M. F. L. S. (2015). Um modelo de navegação para pequenas empresas de saúde: Estudo de caso de uma clínica oftalmológica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11655pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11655-
dc.description.abstractO presente trabalho visou sugerir um modelo simples de navegação para ajudar pequenas empresas de saúde nestes tempos difíceis de mudança. Para o efeito foi elaborado um estudo de caso: Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves Lda por ser um exemplo de sucesso. Para tal foi utilizado o modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM) na avaliação de todos os seus parâmetros com enfâse naqueles que poderiam servir de ferramenta base a um consultório ou empresa de saúde de pequenas dimensões. Por fim a sugestão de um sistema básico de navegação baseou-se no estabelecimento de 4 parâmetros designados como: “onde estamos”, “como estamos”, “para onde vamos” e “como vamos” e na aplicação de métodos muito simples de avaliação da visão, tipo de mercado e clientes, gestão de processos, gestão de clientes e comunicação/parcerias/inovação.por
dc.description.abstractThis study aims to suggest a simple navigation model to help small healthcare businesses to thrive through these difficult and challenging times. For this purpose a detailed case study was performed on a success story: Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves Lda. The model of the European Foundation for Quality Management (EFQM) was used in the evaluation of all its parameters with an emphasis on those that could serve as a basis tool for a single-handed office or small healthcare company. Finally, we suggested a simple navigation system based on the establishment of four parameters described as: “where we are”, “how we are”, “where are we going” and “how do we go” and applying basic methods of assessing vision, type of market and customers, process management, customer management and communication / partnerships / innovation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectServiço de saúde -- Health servicepor
dc.subjectEuropean Foundation for Quality Managementpor
dc.subjectSistema de navegaçãopor
dc.subjectQualidade em saúde -- Quality in healthpor
dc.subjectHealthcare companiespor
dc.subjectNavigation systempor
dc.titleUm modelo de navegação para pequenas empresas de saúde: Estudo de caso de uma clínica oftalmológicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201211181-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços de Saúde-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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