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dc.contributor.advisorCarvalho, José Crespo de-
dc.contributor.authorCardoso, Vânia do Nascimento-
dc.date.accessioned2016-07-05T11:47:32Z-
dc.date.available2016-07-05T11:47:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-10por
dc.identifier.citationCardoso, V. N. (2015). Os Douro Boys e a revitalização do vinho do Douro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11640pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11640-
dc.description.abstractO mercado mundial do setor do vinho está cada vez mais competitivo. Os chamados países do Novo Mundo têm demonstrado uma ótima performance a nível internacional através de elevados investimentos tanto ao nível da produção como ao nível de pesquisa e desenvolvimento e promoção. Estes países têm vindo a fazer face à superioridade dos tradicionais países produtores de vinho, principalmente países europeus, que têm agora de encontrar os melhores processos e estratégias para manterem o seu posicionamento. Com a presente investigação pretendeu-se estudar o contributo da rede de cooperação Douro Boys para a revitalização do vinho do Douro. Trata-se de um estudo com um contributo prático para o conhecimento de gestão ao nível da internacionalização de empresas vitivinícolas e respetivas estratégias. A metodologia utilizada na presente investigação foi a de estudo de caso, tendo sido feita a análise da rede de cooperação anteriormente referida, composta por cinco diferentes empresas produtoras de vinho do Douro, que teve como método principal de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos revelaram que a qualidade e notoriedade dos vinhos DOC Douro têm vindo a aumentar gradualmente nas últimas duas décadas, tendo demonstrado que as iniciativas dos Douro Boys tiveram um grande contributo no aumento da exposição pública destes vinhos e da região. As ações de promoção que levam a cabo em conjunto, em simultâneo com a produção de vinhos de qualidade superior, permitiram não só criar valor para as suas marcas individuais, mas também, para além dos vinhos do Porto, que a região do Douro se destacasse pelos seus vinhos de mesa de qualidade, o que levou ao aparecimento de novos projetos dedicados à produção destes vinhos que contribuíram também para o aumento da sua notoriedade.por
dc.description.abstractThe world wine industry is now more competitive than it was before. The New World Countries have shown a great performance at an international level through the high investments at the production, research and development and promotion levels. These countries have been facing the traditional wine producing countries, mainly European countries that have now to find better processes and strategies to maintain their positioning. The present investigation aims to study the contribution of the cooperation network Douro Boys to the Douro wine revitalization. It’s a study with a practical input to the management knowledge at the level of the wine companies’ internationalization and strategies. The methodology used in the present investigation was the case study, by making an analysis to the referred cooperation network composed by five different Douro wine producers. The case study had as main data collection method the semi-structured interview. The results revealed that the quality and the reputation of DOC Douro wines has been gradually increasing in the last two decades and it demonstrated that the Douro Boys initiatives have contributed to enhance the public exposure of these wines and Douro region. The promotion activities carried out together, along with the high quality wines production, has allowed them not only to create value to the individual brands, but also to stand out the Douro region by producing quality table wine and not only Port. This has led to the emergence of new projects dedicated to the production of these wines that also contributed to its reputation increasing.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVinho -- Winepor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectRede de cooperação -- Cooperation networkpor
dc.subjectGestão da marcapor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectCooperation networkspor
dc.subjectBrandingpor
dc.titleOs Douro Boys e a revitalização do vinho do Douropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201210703-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelL14-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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