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dc.contributor.advisorMarques, Susana Henriques-
dc.contributor.authorMarcos, Teresa Mafalda de Mendonça e Moura Esteves-
dc.date.accessioned2016-07-04T16:02:30Z-
dc.date.available2016-07-04T16:02:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationMarcos, T. M. M. M. E. (2015). Story: Telling and doing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11627pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11627-
dc.description.abstractA presente dissertação enquadra-se na área de marketing e consiste num estudo exploratório, descritivo e inovador. Utilizou-se uma entrevista com respostas de natureza aberta e fechada, seguida de uma análise qualitativa. A amostra foi constituída por sessenta pessoas, do sexo feminino e masculino com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos, de várias cidades do país. O principal objetivo do trabalho é verificar de que forma o Storytelling, Storydoing e Transmedia Storytelling influenciam o comportamento do consumidor e até que ponto as empresas estão a ter isso em consideração ao gerirem as suas marcas. Com base na bibliografia utilizada, apresenta-se aqui um modelo conceptual, com o objetivo não só de identificar relações entre determinadas variáveis mas também de exemplificar a influência que uma história pode ter nos consumidores, até que ponto a intervenção do Storytelling, Storydoing e Transmedia Storytelling é impactante, para levar o consumidor a alterar a sua decisão de compra. Nas entrevistas efetuadas, foram analisadas mil e duzentas respostas, todas elas focadas nas características e no impacto de cada um dos três conceitos anteriormente referidos. Assim, foi possível perceber a importância e a interferência que os mesmos têm na vida dos consumidores, quer de forma direta ou indireta. A análise permitiu verificar que existem marcas que desenvolvem tanto estas técnicas que sobressaem de imediato na mente do consumidor, o que prova a relevância destas práticas para as organizações Concluiu-se que o Storytelling está relacionado de modo indireto não só com o consumo de uma marca mas também com a notoriedade da organização. Foi ainda entendido o efeito do Storydoing no consumidor, ficando este mais vulnerável à compra. Por último, a perceção do consumidor face ao Storytelling nos meios tradicionais versus meios digitais (Transmedia Stroytelling) foi comparada, permitindo entender através de que meio a marca consegue maior influência no consumidor.por
dc.description.abstractThis thesis fits into the marketing area and concerns an exploratory, descriptive and innovative study conducted through an interview with open and closed answers, followed by a qualitative analysis. The sample consists of sixty people from different cities aged between 18 and 65. The main objective of the study is to demonstrate how Storytelling, Storydoing and Transmedia Storytelling may influence consumer behavior and how far companies should take this into consideration when managing their brands. Based on the bibliography consulted, a conceptual model was proposed, aiming not only to identify relationships between certain variables but also to realize the influence that a story may have in the decisions of consumers. It also sought to understand whether the intervention of Storytelling, Storydoing and Transmedia Storytelling is impactful to the point of influencing the consumer on the buying process. Through the interviews, there were analyzed thousand and two hundred answers, all of them related to the characteristics and power of each of the three concepts previously defined. It was possible to perceive the importance and the interference that they have in consumers' lives, either directly or indirectly. The analysis has shown that there are brands that develop these techniques that stand out immediately in the consumer's mind, which proves the current relevance of these practices for organizations. It was concluded that the Storytelling is indirectly related not only to the consumption of a brand but also to the reputation of the organization. Moreover, it was noticed the effect of Storydoing on the consumer, realizing that in this case he is more vulnerable to the purchase. Finally, it was compared the perception of the consumer over the Storytelling in the traditional media versus digital media (Transmedia Storytelling), in order to understand by which way the brand gets a higher influence over the consumer.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectStorytellingpor
dc.subjectStorydoingpor
dc.subjectTransmedia stortellingpor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.titleStory: Telling and doingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201211866-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelM37-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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