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http://hdl.handle.net/10071/11582
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Monteiro, Henrique | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Tiago Mouta | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T14:11:52Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T14:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015-10 | por |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Tiago Mouta - The impact of electric mobility on fuel demand [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11582>. | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/11582 | - |
dc.description | Classificação JEL: Q41, R41 | por |
dc.description.abstract | Um dos principais resultados da literatura sobre a estimação da procura de combustível é o valor reduzido das elasticidades preço e rendimento da procura. Contudo, as preocupações com a sustentabilidade do uso deste recurso têm estado ausentes deste ramo de investigação. A produção e venda de veículos híbridos e eléctricos têm tido uma evolução positiva. Nesta tese é aferido o impacto da mobilidade eléctrica no consumo de combustível. A amostra presente nesta tese inclui 90 observações de 15 países da OCDE durante seis anos, mais precisamente no período entre 2008 e 2013. Como esperado, a frota de veículos eléctricos provoca um impacto negativo no consumo de gasolina. No que respeita ao gasóleo, não se podem retirar tais conclusões uma vez que a variável correspondente à mobilidade eléctrica não é estatisticamente significativa. No modelo referente à gasolina a elasticidade é -0.0583, o que indica que a procura de gasolina será inelástica relativamente à frota de veículos eléctricos. Concluindo, os resultados revelam que os carros eléctricos são uma ferramenta para a sucessão na estrada do uso de componentes fósseis por parte de energias renováveis. | por |
dc.description.abstract | Low fuel demand elasticities are a major finding of the literature on fuel demand. However, concerns about the sustainability of resource use in this market have been absent from this line of research. Several policies have been implemented to ensure a greener and healthier use of vehicles, but, as important and recent subjects such as electric mobility have been unavailable, I introduce a variable considering electric vehicles when modelling fuel demand. The sample includes 90 observations for fifteen OECD countries during six years between 2008 and 2013. As expected, we find a negative impact of the electric fleet on gasoline consumption. On the other hand, there is no conclusion towards diesel demand as the electric fleet variable is not statistically significant. Furthermore, models are computed in logs and gasoline demand seems to be inelastic with respect to the size of the electric fleet due to an elasticity of -0.0583. Finally, results reveal electric vehicles are a tool which will enable the shift from fossil fuels to renewable energies on the road. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Mobilidade eléctrica | por |
dc.subject | Procura de fuel | por |
dc.subject | Método dos mínimos quadrados generalizados | por |
dc.subject | eEectric mobility | por |
dc.subject | Fuel demand | por |
dc.subject | Feasible generalised least squares | por |
dc.title | The impact of electric mobility on fuel demand | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Economia | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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