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http://hdl.handle.net/10071/11576
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Amante, Maria João | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-27T10:15:50Z | - |
dc.date.available | 2016-06-27T10:15:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/11576 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal, tal como noutros países, o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento materializou-se no aparecimento e consolidação de Repositórios Institucionais, Temáticos ou Híbridos e na publicação de revistas em Acesso Aberto. Em particular, os Repositórios constituíram-se como instrumentos destinados à preservação da memória científica das instituições, como ferramentas de apoio à visibilidade do trabalho desenvolvido pelos investigadores e das próprias instituições e, mais recentemente, como meios de monitorização e avaliação do desempenho de docentes e investigadores. O facto de crescentemente os Repositórios guardarem e facilitarem o acesso a volumes de informação consideráveis, cuja proveniência atesta, em grande medida, a sua qualidade, permite que encaremos os Repositórios como recursos de informação que devem ser utilizados nas Instituições de Ensino Superior (IES) e não só, a par de outros recursos de informação, nomeadamente os eletrónicos (caso das bases de dados comerciais). Contextos de crise e de restrições financeiras obrigam a uma análise muito ponderada dos custos envolvidos na manutenção dos Repositórios (infraestrutura tecnológica necessária à sua implementação e manutenção, procedimentos envolvidos no fornecimento de serviços de valor acrescentado, estratégias de preservação) motivo pelo qual a existência de informação relativamente ao nível de conhecimento e de utilização que deles têm os utilizadores das Bibliotecas constitui um imperativo. (Amante, p. 200) Com o objetivo de apurar o nível de conhecimento e de utilização do Repositório ISCTE-IUL enquanto recurso de informação, a par de outros recursos de informação existentes na Biblioteca, foi aplicado um inquérito por questionário a docentes, investigadores e estudantes dos vários ciclos de ensino. São os resultados obtidos da análise das respostas a este questionário que apresentamos nesta Comunicação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Acesso livre ao conhecimento | por |
dc.subject | Repositórios | por |
dc.subject | Bibliotecas universitárias | por |
dc.subject | Recursos de informação | por |
dc.title | Recursos de informação numa IES: o Repositório Institucional | por |
dc.type | conferenceObject | eng |
dc.event.title | 6ª Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Livre | por |
dc.event.type | Conferência | por |
dc.event.location | Universidade Federal da Bahia - Brasil | por |
dc.event.date | 4 a 7 de outubro 2015 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.location | Universidade Federal da Bahia - Brasil | por |
degois.publication.title | 6ª Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Livre | por |
Aparece nas coleções: | SID-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CONFOA2015ppt.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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