Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11576
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmante, Maria João-
dc.date.accessioned2016-06-27T10:15:50Z-
dc.date.available2016-06-27T10:15:50Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11576-
dc.description.abstractEm Portugal, tal como noutros países, o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento materializou-se no aparecimento e consolidação de Repositórios Institucionais, Temáticos ou Híbridos e na publicação de revistas em Acesso Aberto. Em particular, os Repositórios constituíram-se como instrumentos destinados à preservação da memória científica das instituições, como ferramentas de apoio à visibilidade do trabalho desenvolvido pelos investigadores e das próprias instituições e, mais recentemente, como meios de monitorização e avaliação do desempenho de docentes e investigadores. O facto de crescentemente os Repositórios guardarem e facilitarem o acesso a volumes de informação consideráveis, cuja proveniência atesta, em grande medida, a sua qualidade, permite que encaremos os Repositórios como recursos de informação que devem ser utilizados nas Instituições de Ensino Superior (IES) e não só, a par de outros recursos de informação, nomeadamente os eletrónicos (caso das bases de dados comerciais). Contextos de crise e de restrições financeiras obrigam a uma análise muito ponderada dos custos envolvidos na manutenção dos Repositórios (infraestrutura tecnológica necessária à sua implementação e manutenção, procedimentos envolvidos no fornecimento de serviços de valor acrescentado, estratégias de preservação) motivo pelo qual a existência de informação relativamente ao nível de conhecimento e de utilização que deles têm os utilizadores das Bibliotecas constitui um imperativo. (Amante, p. 200) Com o objetivo de apurar o nível de conhecimento e de utilização do Repositório ISCTE-IUL enquanto recurso de informação, a par de outros recursos de informação existentes na Biblioteca, foi aplicado um inquérito por questionário a docentes, investigadores e estudantes dos vários ciclos de ensino. São os resultados obtidos da análise das respostas a este questionário que apresentamos nesta Comunicação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcesso livre ao conhecimentopor
dc.subjectRepositóriospor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectRecursos de informaçãopor
dc.titleRecursos de informação numa IES: o Repositório Institucionalpor
dc.typeconferenceObjecteng
dc.event.title6ª Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Livrepor
dc.event.typeConferênciapor
dc.event.locationUniversidade Federal da Bahia - Brasilpor
dc.event.date4 a 7 de outubro 2015por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.locationUniversidade Federal da Bahia - Brasilpor
degois.publication.title6ª Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Livrepor
Aparece nas coleções:SID-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONFOA2015ppt.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.