Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11563
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRobalo, Antonio-
dc.contributor.authorLyonnet, Charlotte-
dc.date.accessioned2016-06-24T11:14:14Z-
dc.date.available2016-06-24T11:14:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationLyonnet, C. (2015). Entrepreneurship and innovation within the creative economy: The case of creative entrepreneurs in Rio de Janeiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11563pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11563-
dc.description.abstractWithin the creative economy, private sectors are mainly represented by entrepreneurship and micro companies as long as artistic activities are usually the fruit of the core expertise of a professional named the creative expert. In this field, creativity has a twofold approach. On one hand, it is the main asset a creative expert has, artistically speaking. On the other hand, it is the essence of an entrepreneur to generate innovation. They both meet in creative clusters where the nice blend between cultural, creative and social capitals makes creative thinking combine with entrepreneurial spirit to produce innovation. In the case of Rio de Janeiro, the main characteristics of the creative economy are well embodied by the Brazilian culture. From this observation, this study aims to investigate how Brazilian creative experts and entrepreneurs meet and make creative clusters spring to support them to come up with innovation. In Rio de Janeiro, entrepreneurship within creative clusters is analyzed at the heart of its cultural and emotional complexity in order to understand the Brazilian approach of conducting a creative business. For this purpose, the ecosystem of the creative economy of Rio de Janeiro is first described to understand, in a second time, how creative clusters meet competitiveness to reach innovation. Finally, a quantitative and qualitative research assesses Brazilian creative entrepreneurs’ business model canvas to reveal their creative approach with innovation.por
dc.description.abstractNa economia criativa, os negócios privados são geralmente representados por empreendedorismo e micro-empresas enquanto as actividades artisticas são fruto da especialização de um profissional que se chama um especialista criativo. Neste campo, criatividade tem uma abordagem dupla. Por um lado, esse é o principal ativo que um especialista criativo tem. Por outro lodo, essa é a essência do empreendedor para gerar inovação. Ambos se reúnem nos clusters criativos onde a boa combinação entre os capitais da cultura, da criatividade e social gera o encontro entre o pensamento criativo e o espírito empreendedor para produzir inovação. No caso de Rio de Janeiro, as principais características da economia criativa são bem incorporadas na cultura brasileira. Esta dissertação tem por propósito investigar a maneira como os especialistas e os empreendedores brasileiros criativos se encontram e fazem surgir clusters criativos que os apoiam para encontrar inovação. No Rio de Janeiro, empreendedorismo nos clusters criativos é analisado no coração da complexidade cultural e emocional para compreender a abordagem brasileira para dirigir um negócio criativo. Com este fim, o ecosistema da economia criativa do Rio de Janeiro é descrito para entender como os clusters criativos encontram a concorrência para alcançar inovação. Por fim, uma pesquisa quantitativa e qualitativa avalia o mapa do modelo de negócios dos empreendedores brasileiros para revelar as suas abordagens criativas com a inovação.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCreative clusterpor
dc.subjectEmpreendedorismo -- Entrepreneurshippor
dc.subjectInovação -- Innovationpor
dc.subjectBusiness model canvaspor
dc.subjectClusters criativospor
dc.subjectMapa de modelo de negóciospor
dc.titleEntrepreneurship and innovation within the creative economy: The case of creative entrepreneurs in Rio de Janeiropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201211416-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacional-
dc.subject.jelM13-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_charlotte_lyonnet.pdf
  Restricted Access
1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.