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http://hdl.handle.net/10071/11556
acessibilidade
Title: Qual o impacto do serviço M4O no mercado das telecomunicações e na liderança da PT?
Authors: Meireles, Frederico Freire de Barbosa Bacelar de
Orientador: Curto, José Joaquim Dias
Ferreira, Nuno Rafael Barbosa de Jesus
Keywords: Gestão estratégica
Telecomunicações
Lançamento de novos produtos/serviços
First mover advantages
Strategic management
Telecommunications
Launching new products/services
Issue Date: 2015
Citation: MEIRELES, Frederico Freire de Barbosa Bacelar de - Qual o impacto do serviço M4O no mercado das telecomunicações e na liderança da PT? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11556>.
Abstract: A Gestão Estratégica é atualmente um fator essencial para a sobrevivência e plenitude de uma empresa ou de um grupo, possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações e pode ser sinónimo de inovação. O setor de telecomunicações passou por um amplo processo de reestruturação internacional e as suas principais forças foram as inovações tecnológicas e a concorrência. O aparecimento de novos equipamentos, em conjunto com a proliferação de novos players inovadores está a criar novas necessidades e a alterar os hábitos de consumo. A inovação, diferenciação e comunicação tornaram-se fatores cruciais para competir neste mercado, juntamente com a criação de uma relação emocional entre a marca e os clientes, atraindo-os e fidelizando-os, de forma a superar a concorrência. A PT está a promover a sua liderança em todos os segmentos e para continuar esta trajetória de inovação e reforçar a sua liderança, lançou a sua oferta quadruple play. O M4O permite ao cliente integrar todos os serviços de telecomunicações em apenas uma fatura. Posto isto, terá de ser feita uma análise ao mercado das telecomunicações antes e depois do aparecimento do M4O, para estudar se esta aposta por parte da PT teve alguma importância na área. A ideia da dissertação é avaliar o impacto do M4O em termos de assinantes, proveitos e custos, estabelecendo também uma comparação com a sua concorrência. Esta análise passa por abordar os dados de crescimento do setor em Portugal e estudar a evolução da qualidade oferecida, bem como as tendências e as alterações dos consumidores no mercado português.
Strategic Management is presently a key factor for the survival and wholeness of a company or a group in the current market, focusing on the need for contemporary organizations to promote constant adaptation, which is, usually, synonymous to innovation. The telecommunications sector has experienced an extensive process of international restructuring, in which the major forces were technological innovations and competition. The emergence of new devices along with the proliferation of new innovative players in the telecommunications market are creating new necessities and changing consumer’s habits. Innovation, differentiation, and communication became crucial factors to succeed in this market, along with the creation of an emotional relationship between brand and customers, through strategies that optimize their experience, attracting and retaining consumers, to overcome the competition. PT is promoting its leadership in all consumer segments, to continue along its path of innovation and to strengthen its leadership in all segments, with the recently launched quadruple play offer. The M4O service allows the customers to integrate all telecommunications services under one invoice. In conclusion, it is necessary to perform an analysis of the telecommunications market before and after the introduction of the M4O service, in order to study its impacts on the market. The idea of the dissertation is to evaluate the impact of M4O regarding subscribers, revenues and cost, establishing a comparison with its competitors. This analysis involves addressing the growing data sector in Portugal and study the evolution of the quality offered, as well as trends and changes expected in the consumers in the Portuguese market.
Description: JEL classification: M10 - General, O31 - Innovation and Invention: Processes and Incentives
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11556
Thesis identifier: 201210312
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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