Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11451
Autoria: Fernandes, Maria Margarida Calaça Baúto
Orientação: Duarte, Alzira
Trindade, Graça
Data: 2015
Título próprio: O valor das práticas ambientais das organizações para a atratividade das empresas enquanto empregadoras
Referência bibliográfica: Fernandes, M. M. C. B. (2015). O valor das práticas ambientais das organizações para a atratividade das empresas enquanto empregadoras [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11451
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental -- Environmental sustainability
Employer branding
Consciência ambiental
Comportamentos ambientais no contexto organizacional
Environmental conscience
Environmental behaviours in the organizational context
Resumo: No mundo contemporâneo, existe um sentido de urgência crescente para que as empresas implementem práticas de responsabilidade ambiental. Os recursos naturais diminuem todos os dias a uma velocidade preocupante e dentro de pouco poderemos estar perante um cenário irreversível em que a sustentabilidade dos recursos naturais essenciais à vida estejam irremediavelmente comprometidos (UNEP, 2002). De forma a acelerar a incorporação de práticas ambientais, não apenas nos procedimentos, mas inclusive nas estratégias a longo prazo das organizações, é necessário que, entre outros motivos, estas as percecionem como uma mais-valia para o negócio. Neste sentido, a presente investigação incide nas relações entre as dimensões organizacionais – práticas ambientais e fatores de atratividade das organizações enquanto empregadoras – e os efeitos que as dimensões individuais – consciência ambiental e comportamentos ambientais em contexto laboral – têm na relação entre as dimensões organizacionais. Dos resultados obtidos, conclui-se que uma das dimensões da atratividade considerados pelos trabalhadores aquando da avaliação das organizações enquanto empregadoras é o “Valor Ambiental” destas. Ou seja, a organização ter uma boa reputação de responsabilidade ambiental, assumir uma posição pró-ambiental e promover e valorizar programas ambientais é considerado como relevante pelos trabalhadores e contribui para a avaliação do Employer Branding das organizações. Os resultados obtidos confirmam igualmente que existe uma relação positiva entre as práticas ambientais das organizações e a atratividade das mesmas. Conclui-se ainda que a consciência ambiental e os comportamentos ambientais em contexto laboral moderam a relação das dimensões organizacionais.
In today's world, there is a sense of growing urgency for companies to implement environmentally responsible practices. Natural resources decrease every day at a worrying speed and within a short time we may be facing an irreversible scenario where the sustainability of the natural resources essential to life are hopelessly compromised (UNEP, 2002). In order to accelerate the incorporation of environmental practices, not only in the procedures, but even in long-term strategies of organizations, it is necessary, among other reasons, that organizations perceive environmental pratices as an asset to the business. This research focuses on the relationships between organizational dimensions - environmental practices and attractiveness factors of organizations as employers - and the effects that individual dimensions - environmental awareness and environmental behaviour in the organizational context - have in the relationship between the organizational dimensions. The results from this investigation showed that one of the dimensions of attractiveness considered by workers when assessing organizations as employers is the "Environmental Value" of these. That is, the organization having a good reputation for environmental responsibility, assuming a pro-environmental position and promoting and enhancing environmental programs is regarded as relevant by the workers and contributes to the evaluation of the Employer Branding organizations. The results also confirm that there is a positive relationship between the environmental practices of organizations and the attractiveness of the same. It is also concluded that environmental awareness and environmental behaviour in workplace settings moderate the relationship between the organizational dimensions.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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