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dc.contributor.advisorLaureano, Raúl Manuel Silva-
dc.contributor.authorSales, Ana Lígia dos Mártires de-
dc.date.accessioned2016-06-07T17:09:20Z-
dc.date.available2016-06-07T17:09:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-10por
dc.identifier.citationSALES, Ana Lígia dos Mártires de - Avaliação da presença online das organizações sem fins lucrativos portuguesas na ótica da accountability [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11426>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11426-
dc.descriptionClassificação JEL: M41 - Accountingpor
dc.description.abstractAs organizações sem fins lucrativos têm vindo a assumir, cada vez mais, um papel importante na nossa sociedade, contribuem para melhorar e potenciar o trabalho dos seus intervenientes junto da sociedade tendo cada uma, uma finalidade específica. Estas organizações são conhecidas por identificar e ir ao encontro de necessidades não satisfeitas da sociedade do país. Contribuem para o desenvolvimento da sociedade em diversas áreas e são indispensáveis para o seu desenvolvimento em qualquer parte do mundo. É importante que os seus stakeholders tenham uma visão clara e transparente sobre as práticas e objetivos destas organizações através da informação financeira e não financeira divulgada pelas mesmas através dos meios de comunicação disponíveis. Com a evolução da tecnologia, a internet, nomeadamente os websites e as redes socias são uma das mais importantes formas de comunicação devido, principalmente, à sua rapidez e capacidade de interação dos seus utilizadores. Torna-se assim importante que as OSFL adotem regras de accountability para que os seus relatórios anuais transmitam uma maior transparência e adotem práticas exigentes de prestação de contas, podendo complementar as obrigações legais com medidas adicionais. O presente estudo tem como objetivo avaliar o website e o facebook das organizações sem fins lucrativos na ótica da accountability e compreender a relevância que os utilizadores dão a determinados conteúdos a incluir nestes espaços on-line. Os dados analisados neste estudo foram recolhidos no âmbito de outra investigação que visava caracterizar os conhecedores da ONGD Leigos para o Desenvolvimento, avaliar a sua satisfação com a presença online da organização e também conhecer as suas práticas de donativos (Hassamo, 2015). No entanto, a aplicação do questionário por Hassamo (2015) permitiu não só inquirir conhecedores dos Leigos para o Desenvolvimento, mas também conhecedores de outras organizações, o que desencadeou este estudo.por
dc.description.abstractNonprofit organizations (NGOs) play and have been increasingly playing an important role in our society, helping to improve and enhance the work of its players within society with a specific purpose. These organizations are know to identify and meet the country unmet needs. They help the development of society in several areas and are indispensable for its development anywhere in the world. It is important for stakeholders to have a clear and transparent view over the practices and goals of these NGOs through financial and non-financial information disclosed through the available means of communication. With technology evolving, the internet, predominantly websites and social media are one of the most important means of communication mainly due to their speed and user interaction. It is therefore important that NGOs adopt accountability rules so that their annual reports convey greater transparency, and that they also adopt rigorous accountability practices, being able to complement legal obligations with additional measures. This study aims to evaluate the website and facebook account of NGOs regarding accountability and understand the importance that users give to certain content to be included in these platforms. The data analyzed was collected as part of another research aimed at knowledgeable people of a specific organization, ONGD Leigos para o Desenvolvimento, and evaluate their satisfaction with organization’s online presence and also to know their donations practices (Hassamo, 2015). However, the questionnaire done by Hassamo (2015) allowed to inquiry people knowledgable of other organizations, and hence triggered this research.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectOrganizações sem fins lucrativos (OSFL)por
dc.subjectAccountabilitypor
dc.subjectTerceiro sectorpor
dc.subjectWebsitespor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectTransparênciapor
dc.subjectNonprofit organizations (NGOs)por
dc.subjectAccountabilitypor
dc.subjectThird sectorpor
dc.subjectTransparencypor
dc.titleAvaliação da presença online das organizações sem fins lucrativos portuguesas na ótica da accountabilitypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
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