Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11348
Autoria: Mendonça, Luís Miguel Azevedo
Orientação: Inácio, Pedro Leite
Data: 2015
Título próprio: Avaliação do grupo Jerónimo Martins
Referência bibliográfica: MENDONÇA, Luís Miguel Azevedo - Avaliação do grupo Jerónimo Martins [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11348>.
Palavras-chave: Avaliação
DCF
Múltiplos
Valuation
Multiples
Resumo: O propósito desta avaliação, assenta essencialmente em três objetivos. Em primeiro lugar, estudar a complexidade da temática sobre a avaliação de empresas, que recentemente ganhou destaque e importância, principalmente devido às incertezas sobre a sustentabilidade económico-financeira e a estabilidade em todo o mundo, que se reflete no desempenho das empresas e consequentemente, no seu valor e ações . Em segundo lugar, avaliar uma das duas empresas mais importantes do negócio de retalho em Portugal - o Grupo Jerónimo Martins, devido à sua dimensão e importância, que ganhou neste setor nos últimos anos. Finalmente, fazer uma recomendação aos possíveis investidores sobre o valor potencial das suas ações. A Jerónimo Martins é um dos maiores grupos no setor do retalho a operar em Portugal. O grupo detém uma carteira de supers e hipers mercados, com a marca Pingo Doce, lojas de proximidade com o nome Amanhecer, também atua no negócio dos Cash & Carry com as lojas Recheio, e ainda fornece serviços. O Grupo Jerónimo Martins também opera ao nível internacional, na Polónia com a cadeia Biedronka, e ainda na Colômbia, onde inaugurou as primeiras lojas. Hoje a Biedronka é líder de mercado na Polónia, com 2.400 lojas e 37.000 funcionários. O Grupo tem demonstrado a capacidade de neutralizar o contexto macroeconómico desfavorável, e o forte ambiente competitivo do setor e da dependência de promoções, o que se refletiu em um aumento da quota de mercado e num sólido desempenho operacional. Neste estudo, foram avaliadas várias abordagens, de acordo com os vários autores, que podem ser usadas para avaliar um ativo, real ou financeiro, e são também mencionadas as vantagens e desvantagens de cada um. Para a avaliação da Jerónimo Martins o autor decidiu usar a abordagem do Discounted Cash Flow. Depois de uma análise estrutural e financeira da empresa, bem como para o setor em que se insere e as geografias em que opera, os fluxos de caixa futuros foram projetados e determinou-se o Custo Médio Ponderado de Capital de cada unidade de negócio aos quais foram descontados. A conclusão e recomendação final proposta, é comprar. Estima-se um preço-alvo de 10,694€. Conclui-se também que a equipa de gestão da Jerónimo Martins está a criar valor para os proprietários, uma vez que a rentabilidade do seu capital é superior ao custo a que o capital é investido.
The purpose of this equity research has essentially three objectives. First, study the complexity of the thematic on valuation of companies, which recently has gained prominence and importance, mainly due to uncertainties about the economic-financial sustainability and stability worldwide, that is reflected in the performance of companies and consequently in its value and shares. Second, evaluate one of the two more important companies in the retail business in Portugal - Jerónimo Martins Group, due to its size and importance that it has gained in this industry in the recent years. Finally, make a recommendation to the possible investors about the potential value of its shares. Jerónimo Martins is one of the biggest groups in the retail business operating in Portugal. It holds a portfolio of super and hyper markets, with the brand Pingo Doce, proximity stores with the name Amanhecer, it also operates in the Cash&Carry business with the stores Recheio, and also provides services and manufacturing. Jerónimo Martins also operates internationally, in Poland with the chain Biedronka, and yet in Colombia where inaugurated the first stores. Today Biedronka is market leader in Poland with 2.400 stores and 37.000 employees. The Group has shown the ability to counteract an unfavorable macroeconomic context, the strong competitive environment of the sector and the dependence on promotions, which have been reflected in an increased market share and a solid operational performance. In this study, various approaches were assessed, according to the various authors, which can be used to evaluate an asset, real or financial, and the advantages and disadvantages of each one are also mentioned. For the assessment of Jerónimo Martins the author decided to use the Discounted Cash Flow Approach. After a structural and financial analysis of the company, as well as of the sector in which it belongs and the geographies in which it operates, the future cash flows were projected and it was determined the Weighted Average Cost Of Capital of each business unit in order to discount them. The conclusion and the final recommendation proposed, is to buy. The estimated target price is 10,694€. It is also concluded that the Jerónimo Martin’s management team is creating value for the owners, once the profitability of its capital is above the respective opportunity cost.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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