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dc.contributor.advisorLourenço, Isabel Maria Estima Costa-
dc.contributor.authorSilva, Inês Sofia Dias da Palma-
dc.date.accessioned2016-05-18T14:53:11Z-
dc.date.available2016-05-18T14:53:11Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationSILVA, Inês Sofia Dias da Palma - Os determinantes da adoção de uma estratégia de liderança em termos de sustentabilidade na Europa: o caso da Alemanha, França e Reino Unido [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11337>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11337-
dc.descriptionJEL classification: C12, M14por
dc.description.abstractAtualmente, as estratégias empresariais passam por melhorar a eficácia e a eficiência da utilização dos recursos à sua disposição, satisfazer as expectativas dos diversos stakeholders e criar valor através de boas práticas. Posto isto, a adoção de estratégias de sustentabilidade são bastante relevantes e valorizadas por diversos intervenientes no mercado e na gestão das empresas, sendo estas últimas constantemente desafiadas nesse sentido. Este estudo tem como objetivo verificar quais os fatores que levam as empresas a adotarem estratégias de liderança em sustentabilidade na Europa. Foi utilizada uma amostra de 452 empresas da Alemanha, França e Reino Unido, englobando empresas que estão presentes no Dow Jones Sustainability Europe Index 2013, assim como empresas que não estão presentes neste índice. De modo a analisar as caraterísticas da amostra que mais se destacam em estratégias de liderança em sustentabilidade e em cada país, foi construído um modelo de regressão logística. Através desta análise concluiu-se que, de modo geral, as empresas de maior dimensão, cotadas no índice bolsista do respetivo país e com menor alavancagem financeira são mais propensas a liderar em estratégias de sustentabilidade. No Reino Unido existem mais empresas líderes em sustentabilidade, comparativamente à Alemanha e França. A menor rentabilidade e a presença no índice bolsista nacional revelaram ter um impacto significativo em sustentabilidade empresarial na Alemanha e em França. No Reino Unido, a reduzida concentração de capital evidenciou-se como determinante neste tipo de estratégias. A liquidez financeira, o investimento em investigação e desenvolvimento e o grau de internacionalização não são significativos.por
dc.description.abstractCurrently, corporate strategies go through improve effectiveness and efficiency of use of resources at their disposal, meet the expectations of various stakeholders and create value through good practices. Whereupon, the adoption of strategies in sustainability is highly relevant and valued by several market participants and management of enterprises, being the latter constantly challenged accordingly. This study aims to verify which factors drive companies to adopt strategies of leadership in sustainability in Europe. It was used a sample of 452 companies from Germany, France and UK, encompassing companies that are present in the Dow Jones Sustainability Europe Index 2013, as well as companies that are not present in this index. In order to analyze the characteristics of the sample that stand out in leadership strategies in sustainability and in each country, a logistic regression model was built. Through this analysis it was concluded that, in general, larger companies quoted on the stock exchange index of the respective country with lower financial leverage are more likely to lead in sustainability strategies. In the United Kingdom there are more leading companies in sustainability, compared to Germany and France. The lower profitability and presence in the domestic stock exchange index were found to have a significant impact on corporate sustainability in Germany and France. In the United Kingdom, the lower ownership concentration showed up as a determinant in this type of strategies. The financial liquidity, the investment in research and development and the degree of internationalisation are not significant.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectDeterminantespor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectDeterminantspor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectEuropepor
dc.titleOs determinantes da adoção de uma estratégia de liderança em termos de sustentabilidade na Europa: o caso da Alemanha, França e Reino Unidopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201182831-
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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