Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11283
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerrasqueiro, Rogério Marques-
dc.contributor.authorFilipe, Catarina Florêncio Matias-
dc.date.accessioned2016-05-16T14:27:31Z-
dc.date.available2016-05-16T14:27:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationFILIPE, Catarina Florêncio Matias - Conceção de um balanced scorecard na rede de lojas Agriloja [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11283>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11283-
dc.descriptionJEL Classification System: M 41 Accountingpor
dc.description.abstractEm resultado da crescente importância das pequenas e médias empresas na atual envolvente económica, caraterizada pela crescente concorrência entre as empresas, a elevada complexidade dos negócios e exigência por parte dos clientes, a comunidade académica tem vindo a assinalar, nos últimos anos, a necessidade de continuar e aprofundar a investigação sobre as práticas de avaliação de performance neste tipo de organizações. Inicialmente, o Balanced Scorecard foi concebido por Kaplan e Norton (1992) para as grandes empresas, mas outros autores como Monk (2000), McAdam (2000), Andersen et al. (2001), Fernandes et al. (2006) e Russo (2009) reconhecem que pode tornar as pequenas e médias empresas mais competitivas e bem-sucedidas. Este projeto tem como objetivo geral a conceção de um instrumento para o acompanhamento do desempenho organizacional de uma rede de lojas de retalho, que atuam nas áreas de agricultura, jardim, pecuária, animais de estimação, bricolage e casa. Para além da referida relevância académica, o presente trabalho reveste-se, igualmente, de relevância prática. Pela existência da necessidade de uma ferramenta de gestão estratégia, de forma a acompanhar o crescimento e a performance do negócio através de uma perspetiva global e integrada, pretende-se conceber um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa adaptado a uma realidade específica. Corroborando parte da literatura sobre o tema, conclui-se pela possibilidade de utilização do Balanced Scorecard numa empresa de pequena e média dimensão desde que os procedimentos sejam simplificados e adaptados à realidade organizacional e se assegurem recursos financeiros e humanos adequados.por
dc.description.abstractAs a result of the growing significance of small and medium-sized firms in current economic environment characterized by increasing competition between companies, high complexity of business and demand from customers, the academic community has emphasized in recent years the need to continue deepening the research on the performance evaluation practices in such organizations. Initially Balanced Scorecard was designed by Kaplan e Norton (1992) mainly for large companies, but other authors such as Monk (2000), McAdam (2000), Andersen et al. (2001) Fernandes et al. (2006) and Russo (2009) recognize that Balanced Scorecard can also make small and medium-sized companies more competitive and successful. This project has the main objective of designing an instrument for monitoring organizational performance at a chain of retail stores that operates agriculture, garden, livestock, pets, DIY and home retail business. Apart from academic pertinence this work is coated also of practical relevance. The need, of a strategic management tool, to follow the growth and business performance through a comprehensive and integrated perspective, led us to design a Balanced Scorecard in a small and medium-sized firm adapted to a specific reality. Confirming some true literature about the topic we concluded for possibility of adopting the Balanced Scorecard in small and medium-sized enterprises, since procedures should be simplified and adapted to organizational specific characteristics and providing adequate financial and human resources are available.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectSistemas de avaliação de desempenhopor
dc.subjectMétricas de desempenhopor
dc.titleConceção de um balanced scorecard na rede de lojas Agrilojapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201182734-
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conceção de um Balanced Scorecard na rede de lojas Agriloja_Catarina Filipe.pdf
  Restricted Access
1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.