Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11267
Autoria: | Cantante, Vera Aresta Branco Viegas |
Orientação: | Miranda, Bernardo Neves, José |
Data: | 2015 |
Título próprio: | A cidade e a música: estratégias socio-espaciais para uma cidade contemporânea conectada. A cidade e a música: a escola de música do conservatório nacional |
Referência bibliográfica: | CANTANTE, Vera Aresta Branco Viegas - A cidade e a música: Estratégias socio-espaciais para uma cidade contemporânea conectada: a escola de musica do conservatório nacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, Ano. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11267>. |
Palavras-chave: | Cidade Arquitetura Lugar Música Inclusão social City Architecture Place Music Social inclusion |
Resumo: | É reconhecida na cidade contemporânea uma
dispersão urbana e uma falta de sentido “humano”,
esta aparece dividida entre o que são as áreas formais
e as áreas informais resultando num limite que
estimula a exclusão social. Neste limite, surge espaço
público, o espaço entre e que congrega os opostos. Na
procura de uma humanização da cidade e diluição dos
limites delineados considera-se necessária, tal como
Jorge Jáuregui aponta, a existência de estratégias de
intervenção que conciliem as necessidades e interesses
locais e da cidade a fim de uma cidade contemporânea
conectada1, como Aldo Van Eyck defende “(…) a cidade
como uma grande casa (…)”2.
A música é considerada como uma possível
ferramenta de intervenção na cidade com qualidades
sociais e urbanas. As suas qualidades sociais são
reconhecidas já desde Platão e Aristóteles pelo seu poder de formação e transformação do indivíduo e
utilizadas em projetos inseridos em comunidades
desfavorecidas que beneficiam do poder da música e da
educação musical a fim de se conseguirem resultados a
nível social, podendo-se considerar um novo paradigma
da educação musical, as “orquestras de rua”. Quanto
às suas qualidades urbanas, é defendido que a música
é uma importante ferramenta para a criação de “lugar”,
promovendo a interação social e diferentes perceções
do espaço, qualidades reconhecidas em projetos de
arquitetura de intervenção que utilizam a música como
ferramenta de revitalização e regeneração de espaços
da cidade. Procura-se uma possível articulação destas
qualidades a fim de estas se beneficiarem mutuamente
e de “a cidade ser uma grande casa”3. It is recognized in the contemporary city a urban dispersion and a lack of “human” meaning, the city is divided between the formal and the informal areas resulting in a borderline that stimulates the social exclusion. In this borderline line, comes public space, the space between and that brings together the opposites. In order to the humanization and the thinning of the limits is considered necessary, as Jorge Jáuregui points, a existence of intervention strategies that balance the local and city needs and interests for a connected contemporary city4, as Aldo Van Eyck says “(…) a city like a large house (…)5. Music is considered a possible tool of intervention in the city, with social and urban qualities. Its social qualities are recognized since Plato and Aristotle for its power of formation and transformation of the individual and used in projects placed in deprived communities that benefit from the power of music and musical education in order to achieve social outcomes, turning possible to be considered a new paradigm of music education, the “street orchestras”. Referring to its urban qualities, it is argued that music is an important tool to the creation of “place”, promoting social interaction and different perceptions of space, qualities recognized in intervention architecture projects that use music as a tool for the revitalization and regeneration of city spaces. A possibility of articulation of these qualities could benefit each other and turn the “(…) city like a large house (…)”6. |
Designação do grau: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Cantante _ Caderno 21 21.pdf | 81,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.