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dc.contributor.advisorRosa, Álvaro-
dc.contributor.advisorAndrade, Marina-
dc.contributor.authorRapaz, Tiago Miguel Lúcio-
dc.date.accessioned2016-05-06T13:01:36Z-
dc.date.available2016-05-06T13:01:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationRAPAZ, Tiago Miguel Lúcio - O terceiro setor necessita de (uma) estratégia? O caso português [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11260>.por
dc.identifier.isbn978-989-732-839-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11260-
dc.descriptionSistema de Classificação JEL: M10 ; M14por
dc.description.abstractA presente Tese, apresenta-se como um subsidio à premente necessidade de investigação do Terceiro Setor Português, cujo o Universo é de mais de 50 mil organizações e detém um peso substancial na economia real do país, assim como por via dos postos de trabalho que direta e indiretamente estão sobre a sua esfera. O objetivo concreto desta investigação, foi a indagação da respetiva necessidade de (uma) Estratégia neste Setor. Considerando para o móbil, de forma complementar, a relação existente por parte das organizações, que o compõem, relativamente aos respetivos parceiros. Tendo sido adoptada, por meio da metodologia qualitativa, o estudo exploratório, aplicado formalmente por via de multicasos, que culminaram na realização de entrevistas junto de um grupo de organizações, que caracterizam o Setor, assim como a investigação desenvolvida, com base em documentos e plataformas de comunicação, das respetivas organizações. Como resultado, este estudo verifica e demonstra que não existe (uma) Estratégia no Terceiro Setor, sendo apurado que o mesmo [Setor] é constituído por organizações, que labutam diariamente a duas velocidades. Um dos grupos, com recurso reduzido às técnicas impressas por uma gestão deficiente e sem capacidade de prever o futuro, existindo o outro grupo, que antecipa eficazmente o futuro, por via da gestão estratégica.por
dc.description.abstractThis thesis is a contribution for the scientific research of the Social Economy Sector in Portugal, involving more than fifty thousand entities with a substantial importance in the national output and job creation, directly or indirectly. This research analyzed the existence, or not, of a single comprehensive strategy in this Sector. Complementarily, it studies the relationship between these entities and its Stakeholders. The study adopted a qualitative approach, using a large number of case studies constructed through a batch of interviews with the persons responsible of a sub-set of entities representative of the entire Sector [Third Sector]. Moreover, the study also analyzed communication platforms and documents of these entities. This study concluded that there is not a single strategy pursued by all entities of this Sector. In fact we can divide these entities in two sub-set of organizations based on their management capacities. One of the sub-set is composed of entities with poor management, with limited efficiency and capacity to foresee future events, and another sub-set composed of entities pursuing modern management techniques, with a strategic vision that anticipates future developments.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstratégia organizacionalpor
dc.subjectTerceiro setorpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEconomia socialpor
dc.subjectOrganizational strategypor
dc.subjectThird sectorpor
dc.subjectSocial economypor
dc.titleO terceiro setor necessita de (uma) estratégia? O caso portuguêspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101533454-
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão Empresarial Aplicada-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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