Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11205
Autoria: Teixeira, Francisco Marques Antunes Cappelle
Orientação: Alpalhão, Rui Manuel Meireles dos Anjos
Data: 2015
Título próprio: Da luz para o mundo: a internacionalização da marca Sport Lisboa e Benfica
Referência bibliográfica: TEIXEIRA, Francisco Marques Antunes Cappelle - Da luz para o mundo: a internacionalização da marca Sport Lisboa e Benfica [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11205>.
Palavras-chave: Marketing Desportivo
Marketing Internacional
Internacionalização
Marca
Sports Marketing
International Marketing
Internationalization
Brand
Resumo: Vivemos nos dias de hoje num mundo global e cada vez mais competitivo, obrigando todos os agentes económicos a adaptarem-se constantemente consoante as exigências dos mercados. A internacionalização das empresas é muitas vezes vista como uma boa oportunidade, principalmente quando os mercados domésticos não são suficientemente grandes para com as suas aspirações. Nenhum mercado escapa às novas necessidades criadas pela globalização, pelo que os clubes de futebol, que eram anteriormente sociedades de cariz recreativo e sem fins lucrativos, são por sua vez obrigados a adaptarem-se sob a forma de empresas. Como tal, poderão utilizar todos os instrumentos estratégicos disponíveis e irão adotar novos objetivos, tais como o crescimento e a obtenção de lucros. Um dos métodos mais utilizados pelas empresas para atingirem um crescimento sustentável é a internacionalização, que permite explorar mercados de elevado potencial que ainda estejam pouco desenvolvidos e nos quais as empresas concorrentes ainda não têm uma posição consolidada. Neste estudo é demonstrado que o Sport Lisboa e Benfica tem um elevado potencial de crescimento em Angola e Moçambique, e são apontados os caminhos para a sua capitalização. O tema para este projeto provém de um interesse do autor pelas estratégias e instrumentos de internacionalização das empresas aliado a uma simpatia que nutre para com o Sport Lisboa e Benfica. Pretende-se com este estudo avaliar a situação atual dos clubes mundiais que têm maior sucesso nas suas estratégias de internacionalização e propor estratégias concretas para o Sport Lisboa e Benfica.
Today we live in a highly competitive Global World and all the economic agents are constantly adapting to the global market demands. Internationalization may be a good opportunity for firms and organizations, especially when the home country is not big enough to allow the fulfillment of their aspirations. No market escapes the new demands created by globalization, and the football market represents no exception. Once small and non-profit organizations with recreational goals, football clubs are each day more similar to a regular firm, and as a firm they have to adapt their goals (such as growth and obtaining sustained and substantial profits) and change their operating strategies. One of the strategies that are available to companies is expanding their operation to foreign markets, in other words, internationalization. There are countries experiencing a stage of high economic growth and development (emerging markets) that are worth investing in, due also to the lack of competition there. In this study, the high potential that the Angolan and Mozambican markets represent to Sport Lisboa e Benfica will be explained, and the ways to take advantage of it will be shown. The passion and curiosity that the author has for this subject combining to a strong affection for Sport Lisboa e Benfica gave origin to this study. It aims to benchmark the strategies and practices of the best clubs in the world, and to suggest a specific pack of strategies to be used by Sport Lisboa e Benfica.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Da Luz para o Mundo – A Internacionalização da marca Sport Lisboa e Benfica.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.