Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11107
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia-
dc.contributor.authorFernandes, Euridice dos Ramos Afonso-
dc.date.accessioned2016-03-17T12:44:34Z-
dc.date.available2016-03-17T12:44:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationFERNANDES, Euridice dos Ramos Afonso - Educação de adultos em São Tomé e Príncipe: uma análise do programa de alfabetização de adultos no distrito de Água-Grande [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11107>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11107-
dc.description.abstractEm São Tomé e Príncipe, tem-se apostado em processos de educação de adultos que visam a redução das taxas de analfabetismo, através das aulas de alfabetização em todo o País. Através de centros de formação académica e profissional para adultos (homens e mulheres), procura-se dinamizar e direcionar cursos de alfabetização para atividades profissionais, potenciadoras de inserção dos alfabetizados na vida social e profissional. No presente trabalho tomou-se como referência o distrito de Água-Grande, o qual ainda possui uma taxa de analfabetismo de 6,7%. Assim, no quadro do programa de alfabetização em São Tomé e Príncipe, consideramos importante conhecer sua implementação no distrito de Água – Grande, dando conta as suas diferentes modalidades, do perfil dos beneficiários, das perceções dos formadores e formandos sobre o programa e seus impactos. A metodologia adotada é qualitativa e as técnicas utilizadas foram a análise documental, a observação, entrevistas semi-dirigidas e a análise de dados teve como instrumento a análise de conteúdo. Como resultado, foi possível perceber que o impacto do programa é percecionado como sendo positivo para todos os níveis (tendo em conta a existência de alunos que começaram na 1ª classe e hoje já estão na 3ª classe, outros na 4ª, e outros em níveis mais avançados). Também foram demonstradas as expetativas dos formandos que assentam na vontade de continuar a ler e aprender a escrever e vão de acordo com aquilo que a nosso ver seria de incluir no programa de inserção profissional, de modo a que não só tenham uma certificação da conclusão da 4ª classe, como também uma orientação profissional.por
dc.description.abstractIn Sao Tome and Principe, its being adopted a method in adult’s education which aimed at reducing the illiteracy rates, through literacy classes across the country. Through academic and vocational training centers for adults, we seek to stimulate and direct literacy courses for activities that potentiate insertion of literates in social and professional life. In this paper we took as a reference the Água-Grande district, which has 6.7% illiteracy rate. In the context of the literacy program in Sao Tome and Principe, we consider important to know its implementation in the Agua-Grande District, realizing its different modalities, the profile of the beneficiaries, the perceptions of trainers and trainees about the program and its impacts. The methodology is qualitative and the techniques used were documental analysis, observation, semi-structured interviews and data analysis was to implement the content analysis. As a result, it was possible to understand that the impact of the program is perceived as being positive for all levels (taking into account the existence of students who started in 1st grade and already today are in 3rd grade, the other on the 4th grade, and other on advanced levels). Moreover, It was demonstrated the expectations of trainees based on the desire to continue reading and learn to write and go according to which in our view should be included in the professional insertion program, so that they not only have a certification of completion of 4th grade, but also a professional orientation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectSão Tomé e Príncipepor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAdult educationpor
dc.subjectSao Tome and Principepor
dc.subjectLifelong learningpor
dc.subjectLiteracypor
dc.titleEducação de adultos em São Tomé e Príncipe: uma análise do programa de alfabetização de adultos no distrito de Água-Grandepor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201018624-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação euridice_pdf.pdf844.5 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.