Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11094
Autoria: Ribeiro, Maria Manuel de Carvalho
Orientação: Neves, José Soares
Data: 2015
Título próprio: Transmedia music storytelling: uma proposta de promoção para a indústria musical independente
Referência bibliográfica: RIBEIRO, Maria Manuel de Carvalho - Transmedia music storytelling: uma proposta de promoção para a indústria musical independente [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11094>.
Palavras-chave: Indústria musical
Setor musical português
Mercado independente
Promoção musical
Marketing musical
Criatividade
Transmedia storytelling
Engajamento
Transmedia music storytelling
Resumo: O presente Trabalho de Projeto aspira compreender a pertinência, potencialidade e benefício do uso de estratégias transmedia storytelling na resposta a alguns dos desafios comerciais da indústria musical. Focando o contexto do setor musical português, sobretudo no domínio do mercado independente e emergente, é proposto o desenvolvimento – com enquadramento para posterior implementação e avaliação – de um instrumento de apoio à promoção de novos artistas musicais. Desenhado à semelhança da ferramenta Business Model Canvas de Alexander Osterwalder, este chamado Transmedia Music Canvas é construído sobre os princípios do transmedia storytelling propostos por Henry Jenkins e Robert Pratten. Neste sentido, a investigação parte de um diagnóstico, onde se verifica uma combinação ideal de fatores para a implementação destes novos formatos de criação e mediação artística: a mudança de paradigma e modelo de distribuição no Setor Musical, tanto internacional como Português – pela introdução de novas tecnologias e plataformas de partilha – e as respetivas necessidades daí subsequentes, como são responder eficazmente à crise comercial do setor fonográfico e (re)criar uma nova força comunicacional, capaz de garantir sustentabilidade comercial aos artistas emergentes. Apoiada por este quadro teórico e contextualização setorial, a investigação segue para a sua vertente de intervenção social, com a definição, planificação e apresentação do Anteprojeto de Intervenção: o instrumento Transmedia Music Canvas. Espera-se que os resultados apurados pelos vários instrumentos de diagnóstico revelem as contingências positivas não só deste tipo de estratégias criativas para o mercado musical, como também da possibilidade de construção desta ferramenta modeladora de estratégias transmedia.
Designação do grau: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE PROJECTO_FINAL_TMS_revisto.pdf2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.