Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11016
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Carlos Dias da-
dc.contributor.advisorSebastião, João Manuel Grossinho-
dc.contributor.authorMarques, Eliana Bettencourt da Silva-
dc.date.accessioned2016-03-04T12:04:26Z-
dc.date.available2016-03-04T12:04:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationMARQUES, Eliana Bettencourt da Silva - O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11016>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11016-
dc.description.abstractO âmbito do presente projeto assenta no estudo de uma organização escolar. Junto desta foi obtida, compilada e processada a informação adequada a demonstrar que, ainda que de forma informal e na ausência de regras e de procedimentos mais ou menos delimitados ou assumidos, o papel da administração, enquanto timoneiro de um projeto, constitui a pedra de toque na implementação e na prossecução de um projeto. Neste caso, de um Projeto Educativo. O diagnóstico realizado como ferramenta idónea para alcançar o verdadeiro objetivo deste trabalho – compreender a importância da administração escolar como suporte do Projeto Educativo – procurou identificar fragilidades e potencialidades da organização estudada com enfoque na sua cultura organizacional. Obtidos os respetivos resultados, ver-se-á que a cultura organizacional emergente da unidade escolar estudada, de acordo com o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn, assenta numa preponderância das Relações Humanas. Igualmente se alcançará que o referido modelo vai ao encontro dos objetivos explícitos no Projeto Educativo. Com efeito, a confiança gerada pela participação, não de meros executores, mas de profissionais centrados numa atuação colaborativa, construtiva, discutida e orientada, assim, para a prossecução de um projeto resultado do confronto de várias competências, permite-nos, com algum segurança, afirmar que esta organização estará apta a alcançar os objetivos e metas a que se propôs. Ao acabado de referir, acresce a proposta de criação de um Sistema de Avaliação de Desempenho, construído com base no aproveitamento dos específicos recursos humanos da organização por forma a reforçar a cultura já vigentepor
dc.description.abstractThe scope of this project is based on the study of a school organization. Along this work was obtained, compiled and processed the appropriate information to demonstrate that, although informally and in the absence of more or less defined or assumed rules and procedures, the management’s role, as a helmsman of a project, is the basis of the implementation and continuation of a project. An educational project in the present case. The assessment as an ideal tool to achieve the real purpose of this work - understand the importance of the school administration and of the Educational Project support - sought to identify weaknesses and potentials of the studied organization with the focus on the organizational culture. As the results are obtained we will see that the emerging organizational culture of the studied school, according to the model of Quinn’s Competing Values Framework - CVF, is based on a preponderance of Human Relations. It is also achieved that the model meets the explicit objectives in the Educational Project. Indeed, the confidence generated by the participation of not mere executors but of focused professionals in a collaborative, constructive, discussion-oriented performance to the pursuing of a project which results of the confrontation of various skills, enables us, with some security, to state that this organization will be able to achieve the defined objectives and targets. Furthermore, the creation of a Performance Evaluation System is proposed built on the use of the specific human resources of the organization in order to strengthen the already existing culture.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectProjeto educativopor
dc.subjectschool administrationpor
dc.subjectOrganizational culturepor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectEducational projectpor
dc.titleO papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de casopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201086182-
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolar-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto Final_ElianaMarques_59455_MestradoAdministraçãoEscolar.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.