Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10983
Autoria: Matos, Rita Fernandes de
Orientação: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Data: 2015
Título próprio: A relação do writer e do street artist com as galerias de arte: análise do perfil do writer e do street artist português
Referência bibliográfica: MATOS, Rita Fernandes de - A relação do writer e do street artist com as galerias de arte: análise do perfil do writer e do street artist português [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10983>.
Palavras-chave: Street art
Graffiti
Galeria de arte
Institucionalização
Legitimação artística
Art gallery
Institutionalization
Artistic legitimation
Resumo: O graffiti e a street art são movimentos que na sua essência ocorrem na rua e no espaço público, num formato, sobretudo, ilegal. Contudo, ao longo dos últimos anos tem-se assistido, a nível global e também em Portugal, a uma visível domesticação e institucionalização de ambos os campos por parte de outras entidades, como sejam o poder local ou organismos privados, atribuindo a estas práticas um cariz legal. Esta nova configuração também se verifica no âmbito do mundo da arte contemporânea com a presença mais assídua de artistas relacionados com estes campos, bem como das suas obras no mercado de arte, nomeadamente nas galerias de arte. Esta investigação teve como objetivos compreender qual a relação que street artists e graffiti writers portugueses têm com as galerias, o que os afasta e o que os aproxima destes espaços e como assistem estes a uma cada vez mais manifesta institucionalização de ambos os movimentos. É indubitável, para esta investigação, que esta nova configuração dos campos teve consequências na atuação destes artistas tal como foi evidenciado pelas dez entrevistas realizadas a street artists e graffiti writers portugueses. Em virtude da fase do ciclo de vida em que se encontravam, da formação académica que detinham, do seu habitus social e motivados pela possibilidade de obter rendimento da sua arte, estes aceitam, agora, estar presentes em espaços e eventos de cariz legal, mantendo contudo uma assertiva preferência de atuação em espaço público.
The graffiti and street art are two movements that occur in the street and in public places, in a way, mainly, illegal. However, over the past few years we have seen globally as well as in Portugal, a visible domestication and institutionalization of both fields by other entities such as local power or private bodies, attributing to these practices a legal nature. This new configuration is also true within the world of contemporary art with the more regular presence of artists related to these fields, as well as their works in the art market, particularly in art galleries. This research aimed to understand what the relationship that Portuguese street artists and graffiti writers have with galleries, what pulls them away and draws them near from these spaces and how they watch the institutionalization of both movements. Undoubtedly, for this investigation, this new configuration of these fields had consequences in the performance of III these artists as can been confirmed in the ten interviews with Portuguese street artists and graffiti writers. Due to the phase of the cycle of life they were in, the academic training they held, their social habitus and motivated by the possibility of obtaining income from their art, they would accept to be present in spaces and legal-oriented events, keeping however an assertive preference to act in public space.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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