Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10957
Autoria: Álvares, Bernardo Matos Gomes Rochartre
Orientação: Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da
Data: 2014
Título próprio: Retrato do artista quando jovem: contracultura e precaridade na cidade contemporânea
Referência bibliográfica: ÁLVARES, Bernardo Matos Gomes Rochartre - Retrato do artista quando jovem: contracultura e precaridade na cidade contemporânea [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10957>.
Palavras-chave: Contracultura
Precaridade
Autonomia
Espetáculo
Counterculture
Precariousness
Autonomy
Spectacle
Resumo: O objetivo deste estudo é contribuir para uma mais aprofundada noção de contracultura e underground através de uma sistematização de ideias sobre arte, cidade e precaridade. A juventude e, cada vez mais, a precaridade revelam-se conceitos que contêm em si muitas das tensões entre comunidade e marginalidade, que consideramos relevantes para um estudo da contracultura. Questionamos as consequências da precaridade laboral no que toca a um perpetuar de insegurança e instabilidade e estudamos respostas a esta, nomeadamente fenómenos de alienação, autonomia e emancipação. Partindo de uma análise das vanguardas artísticas do século XX, e tendo presente o conceito de Sociedade do Espetáculo de Guy Debord, caracterizamos o jovem artista precário, e definimos o circuito (contra)cultural através de teorias de antropologia urbana e conceitos (a)políticos como “comunização”. Construímos assim um discurso sobre uma classe algo ignorada na cidade contemporânea através de uma corrente (contra)ideológica já por si contracultural. Não se pretende uniformizar uma ideia de underground ou contracultura mas sim refletir sobre o corpo teórico de ideias que estão ligadas a manifestações destes fenómenos multiformes.
The aim of this study is to contribute towards a more comprehensive notion of counterculture and underground by systematizing different approaches to ideas including art, city and precariousness. Today’s youth and precariousness are proving to be concepts, which hold within themselves many of the tensions between community and marginalization. Therefore we believe these concepts shall be deemed relevant to the study of counterculture. Regarding the perpetuation of insecurity and instability, we call into question the consequences of precarious employment. We also study the social responses to it, namely phenomena such as alienation, autonomy and emancipation. Based on the artistic avant-gardes of the 20th century and bearing in mind the concept of The Society of the Spectacle, presented by Guy Debord, we characterize the young precarious artist as we also define the (counter)cultural circuit by considering urban anthropology theories and (a)political concepts like communization. In this manner we conduct an in-depth analysis of a class often ignored in the contemporary city. For this purpose, we rely on a (counter)ideological current which is countercultural in itself. We do not seek to standardize an idea of underground, but rather reflect on the theoretical framework of ideas which are connected the manifestations of these multi-faceted phenomena
Designação do grau: Mestrado em Estudos Urbanos
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.