Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10952
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLaureano, Raul M. S.-
dc.contributor.authorGrencho, Ana Rita Resende Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-02-26T16:42:29Z-
dc.date.available2016-02-26T16:42:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationGRENCHO, Ana Rita Resende Rodrigues - O business analytics nas empresas portuguesas: desenvolvimento do modelo de implementação [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10952>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10952-
dc.description.abstractBusiness Analytics (BA) é um sistema de informação que integra dados de diferentes fontes, internas ou externas à organização. Centra-se no negócio e agrupa três tipos de análises: descritiva, preditiva e prescritiva. Estas análises ajudam a melhorar o conhecimento dos gestores e melhoram o processo de tomada de decisão. A vantagem competitiva é criada através de melhor e maior compreensão dos dados. O presente estudo tem como primeiro objetivo propor um modelo que permite às empresas implementar com sucesso soluções de BA, incluindo a identificação de um conjunto de fatores críticos de sucesso (FCS) agrupados em três dimensões. O modelo tem cinco fases (enquadramento, iniciação, planeamento, implementação e manutenção evolutiva) e é discutido e validado através de entrevistas semiestruturadas com especialistas em BA de empresas que atuam na área das tecnologias de informação. O segundo objetivo desta investigação é avaliar o estado do conhecimento e utilização do BA nas empresas portuguesas. Para o efeito analisou-se os dados recolhidos através do questionário, de uma amostra de 34 empresas, recorrendo a técnicas de estatística descritiva univariada e bivariada. Verificou-se que 50% das empresas são utilizadoras de BA e utilizam-no numa ou várias áreas de negócio ou em toda a organização. Este estudo contribui para a ampliação do conhecimento dos gestores sobre BA e sua implementação, permitindo que a organização crie valor e, consequentemente, vantagem competitiva. É proposto um modelo inovador e pioneiro que aumente a probabilidade de sucesso da implementação do BA.por
dc.description.abstractBusiness Analytics (BA) is an information system that combines different data from internal and external sources from organizations. It focuses on business and gathers three types of analysis: descriptive, predictive and prescriptive. This analysis helps to improve the knowledge of the managers, as well as the decision making process. The competitive advantage is created by better and greater understanding the data. The first objective of this study is to propose a model allowing companies to successfully implement Business Analytics solutions, including identifying a set of critical success factors gathered into three dimensions, and ensuring a successful implementation. The model has five stages (guidelines, initiation, planning, implementation, and development maintenance) and it is discussed and validated through semi-structured interviews with experts in BA from companies working in the information technology area. The second objective is to assess the stage in which knowledge and BA is used in Portuguese companies. For this purpose, the data collected from a survey done to 34 companies was analyzed, using univariate and bivariate descriptive analysis. The result was that 50% of the companies used BA in one or more business areas or throughout the entire organization. This study aims to expand the knowledge that managers have of BA and its implementation, allowing the organization to create value and therefore a competitive advantage. An innovative and pioneer model is proposed in order to increase the successful implementation of BA.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBusiness analyticspor
dc.subjectModelo de implementaçãopor
dc.subjectFatores críticos de sucessopor
dc.subjectFrameworkpor
dc.subjectCritical success factorspor
dc.titleO business analytics nas empresas portuguesas: desenvolvimento do modelo de implementaçãopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201109654-
thesis.degree.nameMestrado em Informática e Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Ana_Rita_Grencho.pdf
  Restricted Access
2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.