Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10946
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Pedro Faria-
dc.contributor.authorBrito, Maria Luísa Costa Sola Terra de-
dc.date.accessioned2016-02-26T13:58:19Z-
dc.date.available2016-02-26T13:58:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationBRITO, Maria Luísa Costa Sola Terra de - Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10946>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10946-
dc.description.abstractUm dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o restante da sociedade criando uma barreira de interacção. O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta, motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação. Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira presente na sociedade. Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante.por
dc.description.abstractof the problems faced by some members of our society, particularly through the deaf community, is their difficulty communicating using speech. This problem led this community to develop their own method of communication. Learning this method is not mandatory for regular kids which increases the interaction barrier. Gestual Life is a game that provides an environment favorable for anyone that is interested in learning portuguese sign language to take the first steps to acquire this knowledge. The aim of this tool, is to motivate learning by introducing words used in everyday life, and testing acquisition of this information. This thesis describes the work overtook to restructure and expand the original implementation of Gestual Life, in order to make it fully functional as a tool to help to overcome this barrier present in society. The results of the tests indicated that Gestual Life has capabilities to motivate learning. The fact that it provides an experience that encourages free exploration proved to be a relevant factor both to the game experience and the learning performance.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJogo digitalpor
dc.subjectLingua gestual portuguesapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDeficiência auditivapor
dc.subjectDigital gamepor
dc.subjectLearnpor
dc.subjectPortuguese sign languagepor
dc.subjectHearing impairmentpor
dc.titleTeste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Lifepor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201134675-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação sem anexos Luisa Brito - 33573.pdf12,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.