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http://hdl.handle.net/10071/10940
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Title: Quando o que me rodeia inibe quem eu sou: expectativas e mecanismos de inibição na inferência e transferência espontâneas de traços
Authors: Silva, Andreia Sofia
Orientador: Jerónimo, Rita
Ramos, Tânia Montenegro
Keywords: Transferência espontânea de traço
Inferência espontânea de traço
Expectativas de traço
Personalidade da marca
Spontaneous trait transference
Spontaneous trait inference
Trait expectancies
Incongruency bias
Brand personality
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, Andreia Sofia - Quando o que me rodeia inibe quem eu sou: expectativas e mecanismos de inibição na inferência e transferência espontâneas de traços [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10940>.
Abstract: São numerosas as evidências de que espontaneamente inferimos traços de personalidade a partir de comportamentos e que associamos ao ator do comportamento (IET; Carlston & Skowronski, 1994). Surpreendentemente, os traços assim inferidos são também espontaneamente transferidos para qualquer outra entidade incidentalmente presente no contexto do comportamento (TET; Brown & Bassili, 2002; Carlston e Skowronski, 1999).Numa adaptação do paradigma do falso reconhecimento (Todorov & Uleman, 2002), neste trabalho é explorado o papel das expectativas prévias acerca do alvo da transferência sobre a probabilidade de ocorrência da TET e de que forma essas expectativas podem influenciar a natureza processual da IET. Estudos anteriores demonstram que expectativas acerca do alvo da transferência que sejam incongruentes com as implicações de traço do comportamento inibem a TET (Jerónimo et al., em prep.). A natureza associativa deste processo foi testada no presente trabalho introduzindo pressão temporal durante uma tarefa de atribuição de traço (Experimento 1). O Experimento 2 testou as consequências para a própria inferência de traço realizada a partir do comportamento quando está incidentalmente presente um alvo com uma expectativa de traço incongruente com o comportamento. Inesperadamente, os resultados revelaram a possibilidade de a TET ser inibida perante pressão temporal durante a atribuição de traço. Adicionalmente, quando expetativas são incongruentes com o traço implicado pelo comportamento, a IET é facilitada, contrapondo estudos anteriores (Wigboldus et al., 2003). Estas evidências contribuem para a compreensão da natureza da IET da TET e conhecimento dos limites para a sua ocorrência, e podem ter implicações práticas para Marketing.
Numerous evidences reveal that personality traits are spontaneously inferred from behaviors and associated to the actors of those behaviors (STI; Carlston & Skowronski, 1994). Surprisingly, the traits inferred are also spontaneously transferred to any other entity incidentally present in the context of the behavior (STT; Brown & Bassili, 2002; Carlston e Skowronski, 1999). In an adaptation of the false recognition paradigm (Todorov & Uleman, 2002), in the present work we test the role of previous expectancies about the target of the transference on the probability of the STT, as well as how those expectancies impact the trait inference itself. Previous study showed that expectancies about the target of the transference inhibit STT when those expectancies are incongruent with the trait inferred from the behavior (Jerónimo et al., under prep.). The nature of the inhibition process was tested, in the present work, by introducing temporal pressure during the trait transference (Experiment 1). Experiment 2 tested the consequence, for the STI, of the presence of a brand with trait expectancy incongruent with the behavior. The same paradigm was adopted but the attribution of the trait implied by the behavior was tested regarding the actor of the behavior. Unexpectedly, the results reveal the possibility of STT inhibition under cognitive load. Additionally, when expectancies are incongruent with the trait inferred from the behavior, the STI seems to be facilitated opposing previous studies (Wigboldus et al., 2003). These findings may have practical implications for Marketing.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10940
Thesis identifier: 201066157
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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