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http://hdl.handle.net/10071/10808
Author(s): | Oliveira, Sílvia de |
Date: | Aug-2015 |
Title: | A Implantação do modelo formal de ensino em Angola (Séculos XV-XX) |
Volume: | 15 |
Number: | 2 |
Pages: | 55-80 |
ISSN: | 2238-0094 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4025/rbhe.v15i2.588 |
Keywords: | Educação formal Angola Política educacional Formal education Educational policy Educación formal Política educativa |
Abstract: | A presente reflexão aborda os diversos momentos que proporcionaram a implantação de um modelo de ensino formal em Angola. Mediante pesquisa bibliográfica e consulta de arquivo, procuramos traçar os principais momentos que caraterizaram este longo processo. Para o efeito, recuamos a nossa pesquisa ao século XV, data de chegada dos portugueses àquele território até o fim da sua governação. Abordamos, assim, as diferentes políticas e reformas educativas ao longo desse período, nomeadamente, o ensino dos missionários, o papel dos jesuítas, a Reforma Pombalina e as diversas alterações introduzidas desde a implantação da República portuguesa em 1910, o período da Ditadura Militar e posteriormente o Estado Novo. This paper addresses the many moments that provided the implantation of the formal education model in Angola. Through literature research and archives, we try to trace the key moments that characterized this such long process. For this purpose, we had to trace back, from the date of the Portuguese arrival in that territory until the end of its governance at the last quarter of the twentieth century. We try to analyze the different policies and educational reforms during this period, namely, the missionaries experience, the Jesuits role, Pombal reform and the various amendments made since the establishment of the Portuguese Republic in 1910, the period of the military dictatorship, and later the Estado Novo education policy. Esta reflexión se refiere a los muchos momentos que han propiciado la implementación de un modelo de enseñanza formal en Angola. A través de la consulta de bibliografía, y fuentes documentales procedentes de archivo, se ha procurado localizar los momentos claves que han caracterizado este largo proceso. Para ello, regresamos nuestra investigación al siglo XV, fecha de la llegada de los portugueses a aquel territorio hasta el final de su gobierno. Planteamos, así, las diferentes políticas y reformas educativas llevadas a cabo durante dicho período, a saber, la enseñanza de los misioneros; el papel de los jesuitas; la Reforma de Pombal y las diversas modificaciones introducidas desde la implantación de la República portuguesa en 1910, el período de la Dictadura Militar; y, posteriormente el Estado Novo. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
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