Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/10787
Author(s): | Cascalho, Maria Teresa Évora dos Santos |
Advisor: | Gomes, João António Salis |
Date: | 2015 |
Title: | Pessoas com deficiência ou incapacidades, emprego: guia interativo |
Reference: | CASCALHO, Maria Teresa Évora dos Santos - Pessoas com deficiência ou incapacidades, emprego: guia interativo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10787>. |
Keywords: | Empregabilidade Pessoas com deficiência Serviços públicos Employability People with disability Public services |
Abstract: | A mundialização da economia tem contribuído para a existência de níveis elevados de desemprego estrutural, e para o aumento da exclusão económica e social. É neste contexto teórico que temos como principal objetivo a criação de um Guia Interativo que apoie a empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidades.
Este projeto tem como propósito, apresentar no sector do desenvolvimento do trabalho na sociedade da informação, um guia que se pretende seja dinâmico, interativo, para implementar no Portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. (IEFP). Deseja-se criar uma ferramenta, no âmbito da evolução do Estado e da modernização da administração pública, que permita às pessoas com deficiência e/ou incapacidades, seus familiares, ou pessoas que com eles convivem, poder de forma simplificada, aceder a informação potenciadora de acesso ao mercado de trabalho.
Este projeto encontra-se desenvolvido em três capítulos. No primeiro capítulo aborda-se a evolução do Estado e da Administração Pública. No segundo capítulo desenvolve-se a temática em análise e são apresentados alguns conceitos – pessoas com deficiência e/ou incapacidades, exclusão social-pobreza, emprego-inclusão social. No terceiro capítulo apresenta-se o Guia, sendo feita uma breve abordagem sobre a gestão dos recursos humanos na administração pública e sobre os potenciais efeitos esperados pela sua utilização. Por fim, no quarto capítulo, de modo a responder às questões principais do projeto, expõem-se as conclusões e eventuais desenvolvimentos futuros. Economic globalization has contributed to the existence of high levels of structural unemployment and increasing economic and social exclusion. It is in this theoretical context we have as main objective the creation of an Interactive Guide to support the employability of people with disability and / or disabilities. This project aims to present the work in the development sector in the information society, a guide that is intended to be dynamic, interactive, to be implemented at the Portal of the Institute for Employment and Professional Training I.P. (IEFP). In the context of the evolution of the state and the modernization of public administration, it´s aimed to create a tool for employability support, which would enable people with disability, their families, or people with whom they live, to access to key information on job opportunities and labour. This project is developed in four chapters. The first chapter discusses the evolution of the State and Public Administration. The second chapter develops the theme of the project and its related concepts - people with disability, social exclusion, poverty / social inclusion-employment. The third chapter presents the Guide. It is given a brief approach to the management of human resources in public administration and on its potential effects. Finally, in the fourth chapter, in order to answer to the project aims and objectives, the conclusions and possible future developments are presented |
Degree: | Mestrado em Administração Pública |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
teresa_evora TP_AP_2014_2015.pdf | 779,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.