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http://hdl.handle.net/10071/10766
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Title: Cor e educação na construção do futuro dos jovens de origens africanas em Portugal
Authors: Domingos, Cátia Alexandra Abreu
Orientador: Lima, Maria Antónia Pedroso de
Keywords: Filhos de imigrantes africanos
Jovens imigrantes africanos
Identidade cultural
Formação
Mobilidade socioprofissional
Children of african immigrants
Young african immigrants
Cultural identity
Education
Socio-professional mobility
Issue Date: 2015
Citation: DOMINGOS, Cátia Alexandra Abreu - Cor e educação na construção do futuro dos jovens de origens africanas em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10766>.
Abstract: Num país que está a tornar-se cada vez mais multicultural, como Portugal, é fundamental e natural que se queiram respostas relativamente à integração dos jovens com raízes culturais diferentes da população autóctone e, quanto à sua assimilação de símbolos culturais portugueses ou somente da cultura dos pais. Assim, há uma necessidade de se entender o posicionamento cultural do individuo e se este apresenta níveis de integração, visto que estas questões terão uma repercussão no seu futuro, como na sua tomada de decisões – permanecer ou sair de Portugal, opções de formação, expetativas de vida ou até mesmo o trajeto profissional. Este estudo tem como base, entrevistas efetuadas a 12 jovens, entre os 18 e os 30 anos, com raízes africanas ou nativos do continente africano. Assim sendo, nesta investigação pretende-se comparar os filhos de imigrantes africanos e os jovens imigrantes africanos, em termos de identificação cultural, desempenho escolar, perspetivas futuras e trajetória profissional, querendo-se também averiguar se há um seguimento do padrão de vida dos seus pais. Ao contrário do que se pensa, estes jovens assemelham-se aos jovens autóctones portugueses. A sua identificação cultural posiciona-se entre a cultura africana e a portuguesa, fazendo uma junção de ambos; o seu desempenho escolar e perspetivas de vida vão depender da sua escolha individual, podendo ser bom como mau, como qualquer outro jovem autóctone português; e, a sua trajetória profissional pode começar por ser idêntica à dos pais, mas é algo temporário, por vezes.
In a country that is becoming increasingly multicultural, as Portugal, is fundamental and natural to want answers regarding the integration of young people with different cultural roots of the indigenous people and their assimilation of Portuguese cultural symbols or only their parents’s culture. Thus, there is a need to understand the cultural positioning of the individual and if it presents levels of integration, since these issues will have an impact on their future and decision-making - stay or leave Portugal, academic options, life expectations or even the professional path. This study is based on interviews made to 12 young people between the ages of 18 and 30, african descendents or natives. Therefore, this research is intended to compare children of african immigrants and african immigrant youth, in terms of cultural identification, academic performance, future prospects and career path, also wanting to examine whether their are following their parents life pattern. Contrary to popular belief, these young people are similar to portuguese indigenous youth. Their cultural identification ranks among the african culture and the portuguese, connecting both; their school performance and life prospects, depending on their individual choice could be good or bad, like any other portuguese native youth; and their professional path can start by being identical to their parents, but at times it is something temporary.
Description: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10766
Thesis identifier: 201013827
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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