Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10739
acessibilidade
Title: Telemedicina: as tecnologias de informação e comunicação ao serviço de médicos e utentes
Authors: Varandas, Ana Rita
Orientador: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Keywords: Tecnologias de informação e comunicação
Telemedicina
Comunicação mediada
Saúde
Satisfação dos utentes
Valorização da telemedicina
Communication and Information Technologies (ICT)
Telemedicine
Health
Patient satisfaction
Case study
Valorization of telemedicine
Mediated communication
Issue Date: 2015
Citation: VARANDAS, Ana Rita - Telemedicina: as tecnologias de informação e comunicação ao serviço de médicos e utentes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10739>.
Abstract: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no quotidiano dos cidadãos e estendem-se a todos os quadrantes da sociedade. O setor da saúde é dos que mais tem a ganhar com a implementação e o desenvolvimento destas novas ferramentas, onde se inclui a telemedicina. No entanto, inúmeros fatores – tecnológicos, humanos e organizacionais – determinam o sucesso/insucesso da prática. Esta pesquisa partiu da necessidade de compreender qual o grau de satisfação e envolvimento dos utentes e profissionais de saúde com a telemedicina. Através da análise de um estudo de caso, pretendeu-se concluir acerca dos aspetos que mais contribuem para a valorização da prática na prestação dos cuidados de saúde e a perceção dos intervenientes quanto às mudanças introduzidas por uma comunicação mediada no espaço da consulta.
The Communication and Information Technologies (ICT) are becoming more present in people’s daily lives and extend to all sectors of society. The health sector is one of the fields that has more to gain with the implementation and development of this new tools, where telemedicine is included. Although, several factors – technological, human and organizational – contribute to the success/unsuccess of the practice. This research began with the necessity to understand the level of satisfaction and involvement of patients and health professionals with telemedicine. The case study analysis was used to conclude about the components that contribute to the valorization of the practice in the health care and the perception of the participant's relating to the changes that mediated communication introduced in the medical consultation space
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10739
Thesis identifier: 201012456
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.