Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10739
Autoria: Varandas, Ana Rita
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Data: 2015
Título próprio: Telemedicina: as tecnologias de informação e comunicação ao serviço de médicos e utentes
Referência bibliográfica: VARANDAS, Ana Rita - Telemedicina: as tecnologias de informação e comunicação ao serviço de médicos e utentes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10739>.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação
Telemedicina
Comunicação mediada
Saúde
Satisfação dos utentes
Valorização da telemedicina
Communication and Information Technologies (ICT)
Telemedicine
Health
Patient satisfaction
Case study
Valorization of telemedicine
Mediated communication
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no quotidiano dos cidadãos e estendem-se a todos os quadrantes da sociedade. O setor da saúde é dos que mais tem a ganhar com a implementação e o desenvolvimento destas novas ferramentas, onde se inclui a telemedicina. No entanto, inúmeros fatores – tecnológicos, humanos e organizacionais – determinam o sucesso/insucesso da prática. Esta pesquisa partiu da necessidade de compreender qual o grau de satisfação e envolvimento dos utentes e profissionais de saúde com a telemedicina. Através da análise de um estudo de caso, pretendeu-se concluir acerca dos aspetos que mais contribuem para a valorização da prática na prestação dos cuidados de saúde e a perceção dos intervenientes quanto às mudanças introduzidas por uma comunicação mediada no espaço da consulta.
The Communication and Information Technologies (ICT) are becoming more present in people’s daily lives and extend to all sectors of society. The health sector is one of the fields that has more to gain with the implementation and development of this new tools, where telemedicine is included. Although, several factors – technological, human and organizational – contribute to the success/unsuccess of the practice. This research began with the necessity to understand the level of satisfaction and involvement of patients and health professionals with telemedicine. The case study analysis was used to conclude about the components that contribute to the valorization of the practice in the health care and the perception of the participant's relating to the changes that mediated communication introduced in the medical consultation space
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Telemedicina - As Tecnologias de Informação e Comunicação ao Serviço de Médicos e Utentes.pdf
  Restricted Access
1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.