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dc.contributor.advisorGarrido, Margarida Vaz-
dc.contributor.advisorJerónimo, Rita-
dc.contributor.authorGraça, Ana Rita Barrigoto da-
dc.date.accessioned2016-01-20T12:20:45Z-
dc.date.available2016-01-20T12:20:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationGRAÇA, Ana Rita Barrigoto da - Formação de impressões a partir da face: e quando o alvo masca pastilha? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10730>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10730-
dc.descriptionCategorias e Códigos de Classificação da APA 2340 Processos Cognitivos 3040 Perceção Social & Cognição 3020 Processos Interpessoais & Grupospor
dc.description.abstractA formação de impressões é um processo essencial para a vida em sociedade, que nos permite estabelecer e manter relações sociais ao longo da vida. A face humana constitui uma das mais importantes fontes de informação neste processo. O presente trabalho pretende replicar em laboratório um experimento realizado pela marca de pastilhas elásticas Beldent no Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires, que ao comparar pares de gémeos idênticos concluiu que os que mascavam pastilha eram avaliados mais positivamente em comparação com os outros. Adicionalmente, avançamos e testamos uma hipótese explicativa deste fenómeno, nomeadamente que os alvos a mascar pastilha são avaliados mais positivamente devido a um processo corporalizado. Especificamente, ao mimetizar a expressão facial dos alvos os percipientes ativam os músculos faciais associados ao sorriso o que elicita emoções mais positivas e consequentes julgamentos positivos. Para testar esta hipótese, construímos material estímulo com 20 alvos diferentes (estudo 1) que foi validado através de um pré-teste com 120 participantes (estudo 2). Seguidamente realizámos um estudo empírico com 44 participantes (estudo 3), que avaliaram alvos a mascar pastilha e alvos com expressão facial neutra em diversos atributos. Os resultados não revelam diferenças significativas na avaliação dos dois tipos de alvo pelo que não replicam o estudo original nem confirmam a nossa hipótese. No entanto permitem refutar de forma empiricamente sustentada os resultados de um estudo que aqui se mostram inválidos e abrir caminhos de investigação futura neste domínio tão importante para a interação humana que é a formação de impressões.por
dc.description.abstractForming impressions of others constitutes an essential process for living in society, which allows us to establish and maintain social relationships. The face is one of the most important sources of information in this process. The current work aims to replicate in the laboratory an experiment by Beldent - a chewing gum brand, conducted at the Contemporary Art Museum of Buenos Aires. In this experiment with pairs of identical twins, those who chewed gum were rated more positively as compared to the others. Additionally, we advance and test a hypothesis to explain these results namely that the targets that chew gum are assessed more positively due to an embodied process. Specifically, while mimicking the facial expression of the targets, perceivers activate the facial muscles associated with smiling. This process triggers positive emotions and consequently more positive judgments. To test this hypothesis, we developed stimulus materials with 20 different targets (Study 1) that were validated in a subsequent pre-test with 120 participants (study 2). Then we conducted an empirical study (Study 3), with 44 participants who evaluated targets chewing a gum and targets with neutral facial expression in several attributes. The results do not yield significant differences between the evaluation of the two targets thus they do not replicate the original study nor confirm our hypothesis. However, the results empirically refute the results of a study that were shown to be invalid and open new research lines for future research in such an important domain of human interaction as impression formationpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFormação de impressõespor
dc.subjectCognição social situadapor
dc.subjectEmbodimentpor
dc.subjectMimetizaçãopor
dc.subjectFacepor
dc.subjectImpression formationpor
dc.subjectSocially situated cognitionpor
dc.subjectEmbodimentpor
dc.subjectMimicrypor
dc.subjectFacepor
dc.titleFormação de impressões a partir da face: e quando o alvo masca pastilha?por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201065762-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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