Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10705
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbrantes, Pedro António da Silva-
dc.contributor.authorPinheiro, Fernanda Maria Monteiro-
dc.date.accessioned2016-01-15T17:46:58Z-
dc.date.available2016-01-15T17:46:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationPINHEIRO, Fernanda Maria Monteiro - Combate ao insucesso escolar: diagnóstico e pistas para a intervenção local [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10705>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10705-
dc.description.abstractContemporaneamente a escola possui um papel crucial e estrutural das sociedades e o sucesso escolar evidencia-se como uma preocupação e ambição efetiva, quer dos estudantes e suas famílias quer dos professores, escolas e das comunidades locais, bem como um tema central da agenda política e mediática. Reconhece-se que o desafio da escola atualmente prende-se com proporcionar melhores aprendizagens, minorar o insucesso escolar dos seus alunos e diminuir o seu abandono. O presente trabalho enquadra a problemática do insucesso escolar do ponto de vista da sociologia da educação e foi planeado baseando-se na metodologia de projeto compreendendo esta as inquietações e os desígnios de uma sociologia de ação. Consequentemente o trabalho consistiu em desenhar um projeto de intervenção socioeducativa com o objetivo de minimizar o insucesso escolar numa escola do ensino básico. O estudo decorreu na escola sede de um agrupamento de escolas do distrito de Santarém no qual primeiramente pretendeu-se identificar e definir qual o ano de escolaridade em que existia um maior número de alunos retidos, ao longo dos três últimos anos letivos. Posteriormente programou-se auscultar os alunos e encarregados de educação, desse ano em particular, para compreender o entendimento e as razões que estes atribuem ao insucesso académico e obter as suas sugestões para a sua minimização. A necessidade diagnosticada prende-se com a inclusão de um educador social na escola com a finalidade de que este se constitua como um elo de ligação entre escola, família e comunidade e promova o desenvolvimento de ações/estratégias que visem minorar as condicionantes que influenciam o insucesso escolar tendo em conta a particularidade de cada caso e a singularidade de cada criança/jovem.por
dc.description.abstractSchool has a crucial and structural role in nowadays societies, and success at school is a major and effective concern for students, their families, teachers, schools and local communities as well as major political and media topic. Therefore, it’s understood that today’s school main challenge is to provide better learning, to reduce students’ failure and school drop-out. This paper analyses the problem of failure at school from the educational sociology point of view based upon project methodology and having in mind concerns and purposes of active sociology. It consequently draws a social and educational intervention project with the purpose of minimizing failure at a primary school. This study took place in the main school of a group from Santarém area and the first task was to identify the grade with more students retained during last three years. Then, students retained this last year and their families were listened with the purpose of understanding which were, in their opinion, the reasons for the failure at school and what they thought should be done to minimize it. It was identified the need of a social and educational assistant at school to promote a better dialogue among school, student families and local community with the purpose of identifying and implementing actions and strategies aiming to minimize all factors that may be at the origin of failure at school, having in mind the specific characteristics of each case and of each student.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectSchool successpor
dc.subjectSchool failurepor
dc.subjectParticipationpor
dc.subjectStrategiespor
dc.titleCombate ao insucesso escolar: diagnóstico e pistas para a intervenção localpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201101718-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_MES_Trabalho de Projeto_FernandaPinheiro.pdf
  Restricted Access
1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.