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dc.contributor.authorMoura, J. A.-
dc.contributor.authorEdwards, C.-
dc.date.accessioned2016-01-14T15:53:50Z-
dc.date.available2016-01-14T15:53:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1646-9976-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10668-
dc.description.abstractEste artigo discute a gestão de uma infra-estrutura de rede formada por diversas tecnologias de acesso à rede Internet, as quais são administradas por vários operadores móveis. Assume-se que estas tecnologias oferecem uma cobertura sem-fios num local público que em certas horas do dia tem de suportar valores elevadíssimos de tráfego de dados. Podendo-se originar, desta forma, uma situação de congestão numa das tecnologias enquanto as restantes ficam com a sua capacidade de ligação sem ser cabalmente utilizada. Para tentar resolver este tipo de problemas, a presente contribuição propõe a utilização na infra-estrutura de rede de nós intermediários (i.e. brokers) baseados num sistema de reputação que controla todos os recursos disponíveis na rede heterogénea num modo de funcionamento híbrido, utilizando em simultâneo políticas de gestão centralizadas e métricas distribuídas de desempenho das diversas tecnologias de acesso. Com tudo isto, pretende-se forçar a colaboração entre os operadores móveis para que os utilizadores finais possam utilizar toda a capacidade de ligação disponível das redes de acesso sem-fios existentes, independentemente do operador móvel, assegurando-se assim que os terminais dos utilizadores possam disfrutar de uma Qualidade de Serviço na sua ligação que satisfaça plenamente as condições de conectividade anteriormente contratualizadas, mesmo em cenários limite de elevadíssimos valores de tráfego de dados a serem trocados com a rede. Desta forma, o presente trabalho tem como objectivo essencial o estudo analítico feito sobre uma infra-estrutura de acesso sem-fios que assegura a conectividade a um conjunto de utilizadores. Estes utilizadores são os que se encontram no interior de uma estação de comboios e que necessitam de uma ligação à Internet, a qual pode ser disponibilizada através de um dos dois possíveis operadores móveis. Neste estudo foi utilizada uma distribuição de tráfego de dados retirada da distribuição real diária de passageiros na estação de comboios que foi seleccionada para este efeito. Pretende-se com este estudo identificar de forma clara qual o impacto da gestão assegurada pelo broker na infra-estrutura heterogénea de acesso do tipo sem fios, existente na estação de comboios referida anteriormente, quer do ponto de vista dos operadores, quer do ponto de vista dos utilizadores finais.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto Superior de Tecnologias Avançadas-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F28193%2F2006/PT-
dc.relation.ispartofseries1-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcesso heterogéneopor
dc.subjectCongestãopor
dc.subjectServiço híbrido baseado num brokerpor
dc.subjectPolíticas de gestãopor
dc.subjectMétricas de desempenhopor
dc.subjectReputaçãopor
dc.titleGestão eficiente do acesso móvel a uma infra-estrutura de rede heterogéneapor
dc.typearticle-
dc.pagination5 - 17-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalKriativ.tech-
dc.distributionInternacionalpor
dc.number5-
degois.publication.firstPage5-
degois.publication.lastPage17-
degois.publication.issue5-
degois.publication.titleGestão eficiente do acesso móvel a uma infra-estrutura de rede heterogéneapor
dc.date.updated2019-05-15T10:17:32Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-24464-
Aparece nas coleções:CTI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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