Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10495
Autoria: Penela, Sara Andreia Venâncio
Orientação: Duarte, Ana Patrícia
Neves, José Gonçalves das
Data: 2015
Título próprio: Perceção das práticas de responsabilidade social: estudo da relação com a intenção de turnover e do papel mediador da implicação com a organização
Referência bibliográfica: PENELA, Sara Andreia Venâncio - Perceção das práticas de responsabilidade social: estudo da relação com a intenção de turnover e do papel mediador da implicação com a organização [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10495>.
Palavras-chave: Responsabilidade social das organizacões
Implicação organizacional
Intenção de turnover
Corporate social responsibility
Organizational commitment
Turnover intention
Resumo: A responsabilidade social das organizações (RSO) é tema bastante atual e tem sido crescente a pressão realizada pelas partes interessadas (stakeholders) para a adoção de medidas de responsabilidade social pelas organizações. Apesar de ser gradual o investimento realizado pelas organizações nesta área, é importante considerar a perceção que os trabalhadores - que também são uma das partes interessadas - têm das práticas realizadas e qual a sua relação com os seus comportamentos, atitudes e intenções no contexto de trabalho. Assim, este estudo visa fornecer evidências empíricas sobre a relação da perceção das práticas de RSO e a intenção de turnover e verificar se a mesma é explicada pelas várias dimensões da implicação organizacional. Foram elaboradas as seguintes hipóteses: (1) A perceção dos trabalhadores face às práticas de RSO tem uma relação negativa com a intenção de turnover; (2) A implicação com a organização medeia a relação entre a perceção de responsabilidade social e a intenção de turnover. Foi aplicado um inquérito on-line a uma amostra por conveniência de 202 participantes, trabalhadores em organizações situadas em todo o território português, tanto do setor público como do privado. A análise de resultados revelou que todas as dimensões da RSO têm um impacto significativo e positivo na implicação afetiva e normativa mas uma associação negativa com a intenção de turnover. A intenção de turnover correlaciona-se negativamente com a antiguidade, mas significativamente com a situação contratual dos trabalhadores, apresentando os trabalhadores a contrato a termo maior intenção de turnover do que os efetivos. Em relação ao efeito de mediação, a implicação afetiva exerce um efeito de mediação total entre a perceção de RSO face aos trabalhadores e a intenção de turnover, a implicação normativa exerce um efeito de mediação parcial nessa mesma relação. A implicação de continuidade não apresenta qualquer efeito significativo. As hipóteses foram assim parcialmente suportadas. Concluímos que a perceção de RSO face aos trabalhadores tem uma associação com as intenções de turnover, no entanto mais estudos podem vir a ser desenvolvidos na exploração de mediadores desta relação.
Corporate Social Responsibility (CSR) is a very current theme and there has been a growing pressure from stakeholders towards the adoption of social responsibility practices by organizations. Despite the steady investment by organizations in this area, it is important to consider the perception that employees - who are also one of the key-stakeholders - have of the CSR activities undertaken by the employer organization and to better understand their relationships with behaviors, attitudes and intentions in the workplace. In this context, this study aims to provide empirical evidence on the relationship between employees’ perceptions of CSR practices and turnover intention and explore if this relationship is explained by the various dimensions of organizational commitment. The following hypotheses were developed: (1) Employees’ perceptions of CSR practices have a negative relationship with turnover intention; (2) Employees’ organizational commitment mediates the relationship between CSR perceptions and turnover intentions. An online survey was administered to a convenience sample of 202 participants, working in organizations operating in the Portuguese territory, in the public and private sectors. The data analysis revealed that all dimensions of CSR have a significant and positive impact on affective and normative commitment but a negative association with turnover intention. More, turnover intention is negatively correlated with participants’ age, but positively related with the contractual situation of workers, with workers with fixedterm employment contract reveling higher turnover intention than participants with permanent employment contract. Regarding the mediation effects, affective commitment has a full mediation effect between perceived CSR towards employees and turnover intention. The normative commitment exerts a partial mediation effect in the same relationship. Continuance commitment has no significant effect. Hypotheses were thus partially supported. We conclude that the perception of CSR towards employees has an association with turnover intentions, but more studies may be developed in exploring mediators of this relationship.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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