Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10492
acessibilidade
Title: Adoção por casais homossexuais: perceção dos estudantes do 3ºano do 1ºciclo em Serviço Social
Authors: Cristina, Paula Rita Melo Carvalho
Orientador: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Keywords: Adoção
Homoparentalidade
Serviço Social
Adoption
Homoparenthood
Social Work
Issue Date: 2015
Citation: CRISTINA, Paula Rita Melo Carvalho - Adoção por casais homossexuais: perceção dos estudantes do 3ºano do 1ºciclo em Serviço Social [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10492>.
Abstract: A presente investigação “Adoção por Casais Homossexuais: Perceção dos estudantes do 3ºano do1ºciclo em Serviço Social” teve como objetivo geral sistematizar e interpretar as perceções dos mesmos relativamente à adoção por casais homossexuais. Contou com a participação do ISCTE-IUL, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Coimbra e da Universidade dos Açores. Sabendo que os assistentes sociais têm a responsabilidade de promover a justiça social em relação a toda a sociedade e às pessoas com quem intervêm, analisou-se as perceções dos futuros profissionais de Serviço Social. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo uma vez que se pretende sistematizar e interpretar as perceções dos estudantes do 3ºano do 1º ciclo em Serviço Social relativamente à adoção por casais homossexuais. Analisamos a formação neste domínio contemplada nos planos de estudo em Serviço Social e identificamos a relação entre a perceção do estudante e a sua religião. No estudo participaram 51 estudantes de Serviço Social que terminaram a formação de 1º ciclo no ano letivo 2014/2015. Concluímos que os Assistente Sociais, recém licenciados, concordam com a legalização da adoção por casais homossexuais. Consideram, também, que a formação em Serviço Social prepara para o desenvolvimento de um profissional que promove a justiça social respeitando o valor da dignidade inerente a todas as pessoas, e pelos direitos que daí advêm.
This research has the theme “Adoption by homosexual couples: Perceptions for final year students of the degree in Social Work “and has the general objective to systematize and interpret perceptions thereof regarding adoption by homosexual couples. Had the participation of ISCTEIUL, Instituto Universitário de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Coimbra and Universidade dos Açores. Knowing that social workers have a responsibility to promote social justice for the whole society and people who are involved, it was analyzed the perceptions of future Social Services professionals. It is a quantitative descriptive study since it is intended to systematize and interpret final year students of the degree in Social Work perceptions regarding adoption by homosexual couples. We have analyzed the training in this area contemplated in the study plans in social work and identify the relationship between student perception and their religion. 51 final year students of the degree in Social Work in the academic year 2014/2015 took part in this research. In this study it was observed that future social workers agree with the legalization of adoption by homosexual couples. They also consider that training in social work prepares for the development of a professional who promotes social justice respecting the value of the dignity inherent in all people and the rights that follow from.
Description: Mestrado em Serviço Social
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10492
Thesis identifier: 201076594
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Adoção por casais homossexuais _Perceção dos estudantes do 3ºano do 1ºciclo em Serviço Social.pdf732.03 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.