Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10458
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Filipe Marcelo Correia Brito-
dc.contributor.authorCruz, Maria Gabriela Araújo Oliver-
dc.date.accessioned2015-12-18T18:20:13Z-
dc.date.available2015-12-18T18:20:13Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationCRUZ, Maria Gabriela Araújo Oliver - Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10458>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10458-
dc.description.abstractPartindo da ideia de consumo como expressão cultural e social, esta dissertação investiga a relação entre consumo e nação no contexto específico português. O movimento de valorizar o que é português através de produtos e marcas nacionais e globais é identificado, descrito e sujeito a análise. A dissertação recorre a contributos da Antropologia do Consumo e do Marketing para analisar o interesse e o estímulo à compra de produtos nacionais a partir de dois estudos distintos e complementares: a análise de campanhas publicitárias de marcas veiculadas em Portugal nos últimos anos e a observação na loja A Vida Portuguesa em Lisboa. Os estudos se cruzam na articulação consumo x nação através de ideias como Nacionalismo Banal e Nostalgia, que são percebidas nas análises semióticas e nas entrevistas em profundidade.por
dc.description.abstractStarting from the idea of consumption as a cultural and social expression, this project investigates the relationship between consumption and nation in Portugal. The initiative to value what is Portuguese and from Portugal through national and global brands is identified, described and subject to analysis. The dissertation applies ideas from Anthropology of Consumption and Marketing to analyze the interest and incentive to buy nacional products from two distinct and complementary studies: the analysis of advertising campaigns disseminated in Portugal in recent years and the observation in the store “A Vida Portuguesa” in Lisbon. Both studies intersect in the joint consumption x nation through ideas such as Banal Nationalism and Nostalgia, which are perceived through semiotic analysis and interviews.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAntropologia do consumopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectNaçãopor
dc.subjectNostalgiapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectCampanhas publicitáriaspor
dc.subjectAnthropology of consumptionpor
dc.subjectConsumptionpor
dc.subjectNationpor
dc.subjectNostalgiapor
dc.subjectAdvertising campaignspor
dc.titleConsumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portuguesespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201087383-
thesis.degree.nameMestrado em Antropologia-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2015_ECSH_DA_Dissertacao_Maria Gabriela Araujo Oliver Cruz.pdf26.54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.