Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10413
Autoria: Fonseca, Luis Miguel Ciravegna Martins da
Orientação: Ramos, Amílcar Selores
Rosa, Álvaro Augusto da
Data: 2012
Título próprio: Influência da responsabilidade social das organizações para o seu sucesso sustentável
Referência bibliográfica: Fonseca, L. M. C. M. (2012). Influência da responsabilidade social das organizações para o seu sucesso sustentável [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10413
ISBN: 978-989-732-779-7
Palavras-chave: Responsabilidade social -- Social responsability
Gestão estratégica
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Vantagem competitiva -- Competitive advantage
Strategic management
Resumo: Num mundo caracterizado pela mobilidade e acesso à informação, pelo âmbito global de questões ambientais, de saúde, de combate à pobreza, de interdependência económica e financeira e por exigências crescentes de diversas partes interessadas para que as organizações actuem de uma forma socialmente mais transparente e responsável, aumenta a necessidade de procurar de uma forma simultânea o crescimento económico, o progresso e a equidade social e o respeito pelo meio ambiente. Esta tese investiga a influência da Responsabilidade Social das organizações para o seu sucesso sustentável e após sistematizar os suportes teóricos da Responsabilidade Social, propõe um modelo conceptual para explicar esta relação. O modelo é testado através de entrevistas exploratórias, de um questionário administrado pela internet a gestores de organizações portuguesas e da consulta a especialistas do meio empresarial. Do ponto de vista teórico, as conclusões demonstram que de acordo com um número significativo de gestores portugueses, a satisfação dos stakeholders é significativamente mais elevada quando um programa de Responsabilidade Social é implementado e a satisfação dos stakeholders é relevante para o sucesso sustentável das organizações, tal como sugerido pela Teoria dos Stakeholders de Freeman (1984). Do ponto de vista prático, os resultados destacam a importância da satisfação de stakeholders tais como accionistas, empregados, parceiros/fornecedores e clientes para o sucesso sustentável das organizações. Conclui-se ainda que estes estudos devem ter em consideração aspectos tais como sectores de actividade, natureza, ou dimensão e antiguidade das organizações e as funções desempenhadas pelos gestores.
We live in a world with increased mobility and access to information, with a range of global issues, like environmental protection, health improvement, fight against poverty and economic and financial inter dependence. A variety of stakeholders also demand that organisations act in a more transparent and responsible way with the aim of achieving simultaneously economic growth with social progress and equity and respect for the environment. This thesis investigates the influence of Social Responsibility in the sustainable success of organisations. We start by a systematic analysis of the theories supporting Social Responsibility and a conceptual model is proposed to explain the relationship between Social Responsibility and organisational sustainable success. The model was tested with exploratory interviews and a quantitative online self-administered survey of portuguese managers, followed by consultations with portuguese specialists from the business world. In this work we find evidence that according to a large number of portuguese managers, stakeholder satisfaction is significantly higher when a Social Responsibility programme is present and stakeholder satisfaction is relevant for the organisational sustainable success, as suggested by Freeman (1984) Stakeholder Theory. This work also has relevant contributions for management practice highlighting the importance of the satisfaction of stakeholders like shareholders, employees, partners/suppliers and customers for the sustainable success of organisations. Additionally it was confirmed that issues like activities sectors, organisational nature and dimension and position held by the managers must be taken into account when investigating the relationships betweens Social Responsibility and organisational sustainable success.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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