Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10393
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Paula Cristina André Ramos-
dc.contributor.authorUcha, Maria Margarida Perdigão Festas Mariño-
dc.date.accessioned2015-12-16T10:52:04Z-
dc.date.available2015-12-16T10:52:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-10por
dc.identifier.citationUCHA, Maria Margarida Perdigão Festas Mariño - “Português Suave” e “Arquitetura Doce”: contributos para uma historiografia da arquitetura portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10393>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10393-
dc.description.abstractA dissertação “Português Suave” e “Arquitetura Doce”. Contributos para uma historiografia da Arquitetura Portuguesa, tem como principal objetivo o estudo dos conceitos “Português Suave” e “Arquitetura Doce” através da análise dos textos de José Manuel Fernandes e Pedro Vieira de Almeida, respetivamente. Os dois conceitos em estudo relacionam-se ao contexto arquitetónico do século XX, nomeadamente à linguagem arquitetónica que se desenvolveu entre as décadas de 30 e 50, e que surge associada ao Estado Novo. O conceito de “Português Suave” a partir da definição de José Manuel Fernandes refere-se à arquitetura que se produziu em Portugal entre 1940 e 1955 de caracter neotradicionalista representativa dos valores ideológicos do regime, nacionalista e conservador. Por analogia, Pedro Vieira de Almeida define o conceito de “Arquitetura Doce”, entendendo que a arquitetura que se desenvolve entre as décadas de 30 e 50 resulta da conciliação “doce” entre modernidade e regionalismo. Desta forma, os conceitos de “Português Suave” e “Arquitetura Doce” constituem duas leituras distintas da arquitetura do segundo quartel do século XX, e constituem um contributo para a historiografia da Arquitetura Portuguesa.por
dc.description.abstractThe main objective of the thesis "Português Suave" and “Arquitetura Doce”. Contributions to a Portuguese Architecture historiography, is the study of the concepts "Português Suave" and “Arquitetura Doce” through the analysis of texts by José Manuel Fernandes and Pedro Vieira de Almeida, respectively. The two concepts under study relate to the architectonic context of the 20th century, particularly architectural language that developed between the decades of 30 and 50, and that appears associated with the Portuguese New State Regime. From the definition of José Manuel Fernandes, the concept of "Português Suave" refers to architecture that took place in Portugal between 1940 and 1955 of a neo-tradicionalist character, representative of the ideological values of the nationalist and conservative regime. By analogy, Pedro Vieira de Almeida defines the concept of “Arquitetura Doce”, considering that the architecture developed between the decades of 30 and 50 results from the conciliation “soft” between modernity and regionalism. Thus, the concepts of "Português Suave" and “Arquitetura Doce” are two different readings of the architecture of the second quarter of the 20th century, and constitute a contribution to the historiography of Portuguese Architecture.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPortuguês Suavepor
dc.subjectArquitetura Docepor
dc.subjectJosé Manuel Fernandespor
dc.subjectPedro Vieira de Almeidapor
dc.title“Português Suave” e “Arquitetura Doce”: contributos para uma historiografia da arquitetura portuguesapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201109140-
thesis.degree.nameMestrado em História Moderna e Contemporânea-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PortuguesSuaveArquiteturaDoce_FINAL.pdf158,07 MBAdobe PDFVer/Abrir
PortuguesSuaveArquiteturaDoce_FINAL.pdf158,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.