Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10382
acessibilidade
Title: A influência dos media na participação eleitoral dos jovens em Portugal
Authors: Sequeira, Maria Bárbara da Cruz Perez Gonçalves
Orientador: Neto, Pedro Pereira
Keywords: Participação politica
Processo eleitoral
Media
Jovens
Portugal
Political participation
Elections
Youth
Issue Date: 15-Dec-2015
Citation: SEQUEIRA, Maria Bárbara da Cruz Perez Gonçalves - A influência dos media na participação eleitoral dos jovens em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10382>.
Abstract: Nesta dissertação analisamos a relação entre os jovens portugueses e a participação política institucional, nomeadamente no caso das eleições. Consideramos igualmente interessante compreender de que forma a sua constante exposição aos media influência o seu processo participativo e se os mesmos procuram outro tipo de alternativas participativas fora do contexto institucional ou se afirmam uma atitude de total afastamento face à esfera política. Em primeiro lugar, fazemos uma reflexão sobre o trabalho teórico referente à participação política, focando, posteriormente, nas gerações mais jovens, procurando perceber como a evolução socioeconómica e tecnológica, associada à crescente saturação mediática, afeta a perceção dos mais jovens relativamente ao seu papel como actores no processo participativo. Para isso, utilizamos dados nacionais referentes às últimas décadas, bem como estudos internacionais que nos facultarão importantes dados estatísticos, permitindo situar o comportamento dos jovens portugueses face aos restantes países europeus. De forma a comprovar os dados existentes, a opção recaiu sobre um método qualitativo, tendo sido levadas a cabo doze entrevistas com jovens portugueses entre os 18 e os 27 anos. Todos os entrevistados são residentes no distrito de Lisboa, encontrando-se divididos entre universitários e não universitários, alguns dos quais militantes activos de partidos políticos.
In this work we aim to analyze the relation of the Portuguese youngsters with their act of political participation, focusing the elections scenery. It is very important for us to understand in what way media shape their political reasoning / options and, consequently, their ultimate decision on their political choice or, as alternative, if they choose others rather than the institutional forms or even if they assume an attitude of indifference. Having the studies already made within this field of research as basis, we develop, then, our work focusing on the younger generation and their relation with socioeconomic and technological development and analyzing how the increasing amount of information may have been affecting their perception on their role as active participants. We gathered data related to the last decades as well as studies made internationally, aiming an accurate final work within European context. Thus, the quantitative method of research seemed to us the best way to reassure our thesis. In this way, 12 Portuguese youngsters between 18 and 27 years of age were interviewed within Lisbon area. Their proficiency is University and Secondary studies; some of them are party active.
Description: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10382
Thesis identifier: 201013282
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação-MªBárbaraSequeira - A Influência dos Media na Participação Eleitoral dos Jovens em Portugal.pdf702.95 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.