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http://hdl.handle.net/10071/10342
Autoria: | Martins, João Miguel Rodrigues |
Orientação: | Reis, Elizabeth |
Data: | 2014 |
Título próprio: | Análise ao comportamento do consumidor nas indústrias da música e livros |
Referência bibliográfica: | MARTINS, João Miguel Rodrigues - Análise ao comportamento do consumidor nas indústrias da música e livros [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, Ano. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10342>. |
Palavras-chave: | Digitalização das indústrias Plataformas de distribuição Tecnologias disruptivas Comércio eletrónico Industries digitalization Distribution platforms Disruptive technologies E-Commerce |
Resumo: | Nas últimas décadas, o desenvolvimento da internet desencadeou um grande número de
transformações nas mais variadas indústrias a nível mundial, alterando completamente
cadeias de distribuição e retalho tradicional, assim como a forma como o consumidor
interage com os mais variados produtos.
Uma das indústrias que mais sofreu com estas transformações foi a indústria da música,
onde as grandes editoras travaram durante anos duras disputas contra empresas que
puseram em causa a segurança da sua propriedade intelectual.
A transformação disruptiva desta indústria, que afetou imenso as vendas de álbuns,
transformou a forma como a música é vista pelo consumidor. A este fenómeno,
juntaram-se as dificuldades que ainda hoje, as empresas já instaladas nas indústrias
enfrentam para proteger a sua propriedade intelectual, num ambiente onde é muito
difícil aplicar uma regulação eficaz.
A indústria dos livros é um caso que merece atenção pela forma como a introdução do
formato digital não desencadeou o mesmo efeito disruptivo identificado nas outras
indústrias. O formato físico continua a dominar um mercado onde o consumidor
continua a preferir os métodos tradicionais.
A realização de um estudo estatístico a partir dos resultados da aplicação de um
inquérito, permitiu verificar que, apesar de existirem algumas semelhanças no processo
de digitalização de ambas as indústrias, o consumidor tem um comportamento diferente
para cada um dos produtos. É possível verificar que consumidor português é um
consumidor assíduo de música e das livrarias tradicionais, no entanto, é importante
perceber para onde caminham estas indústrias. In recent decades, the development of the Internet has triggered a large number of transformations in various industries worldwide, completely changing supply chains and traditional retail, as well as interaction between consumer and products. One of the industries that suffered the most from these changes is the music industry, where the big publishers have fought against companies that compromise the security of their intellectual property. The disruptive transformation of this industry, which affected hugely physical album sales, transformed the way music is perceived by the consumer. This phenomenon is joined by the difficulties that companies still face to protect their intellectual property, in an environment where it is very difficult to implement an effective regulation. The industry of books is a case that deserves attention because the introduction to digital format didn‟t trigger the same disruptive effect identified in other industries. The physical format continues to dominate a market where consumers still prefer traditional methods. A statistical study based on the results of a survey has shown that, although there are some similarities between both industries, the consumer has a different behavior for each product. The Portuguese consumer is a regular music consumer and a traditional bookstores client, however, it is important to realize what comes next for these industries. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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João Martins Mestrado de Gestão 32052.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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