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dc.contributor.advisorConceição, Henrique-
dc.contributor.authorLindberg, Max-
dc.date.accessioned2015-12-02T15:55:08Z-
dc.date.available2015-12-02T15:55:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-04por
dc.identifier.citationLINDBERG, Max - Football clubs as brands and their supporters as consumers – how SL Benfica can attract new fans and satisfy current ones [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10297>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10297-
dc.descriptionJEL: M31, L83por
dc.description.abstractThe main objective of this research was to explore the complex relationship between supporters and clubs and to use the results to make a series of proposals to SL Benfica regarding their marketing strategy and relationship with its supporters. To do this, a questionnaire was made and sent out online. There were 254 respondents in total. The first section focused on the whole sample group, looking into aspects of how supporters become attached to a particular club. The second part focused on Benfica supporters, and looked into satisfaction levels with different aspects of the club and what fans want improved. The results of these questions were then crossexamined with different variables such as Age and Gender to see if relationships or differences could be found across these variables. All the results were analyzed in SPSS with the purpose of finding these relationships, and to draw conclusions. Some of the statistical tests were invalid as a result of uneven distribution in the responses. Too many of the respondents were in the younger generations compared to the older ones, and there were too many males compared to females for these tests to be valid, and so these variables could not be used in tests and no conclusions could be drawn from them. However, many of the tests were also successful, finding differences between Benfica supporters and supporters of other clubs concerning how they attach themselves to the club, whilst also finding interesting results regarding satisfaction levels and needs for improvement according to Benfica members and season ticket holders.por
dc.description.abstractO principal objectivo desta investigação foi explorar a relação complexa entre os adeptos e os clubes, e utilizar os resultados para realizar um conjunto de propostas ao SL Benfica em relação à sua estratégia de marketing e à relação com os seus adeptos. Para tal, foi realizado um questionário e publicado online. Houve um total de 254 inquiridos. A primeira parte centrou-se na totalidade da amostra, observando de que forma os adeptos se tornam tão apegados a um clube em particular. A segunda parte centrou-se nos adeptos de Benfica e observou os níveis de satisfação relativamente a diferentes aspectos do clube e o que os fãs querem que seja melhorado. Os resultados destas perguntas foram cruzados com diferentes variáveis, como idade e género, para ver poderiam ser encontradas relações ou diferenças entre estas variáveis. Todos os resultados foram analisados em SPSS com a finalidade de encontrar estas relações e de chegar a uma conclusão. Alguns dos testes estatísticos foram inválidos como resultados de uma distribuição desigual das respostas. Demasiados inquiridos pertenciam a gerações mais jovens em comparação com gerações mais velhas e havia demasiados inquiridos do sexo masculino em comparação com inquiridos do sexo feminino para que estes testes fossem validados, e, por isso, não foi possível utilizar estas variáveis, nem chegar a nenhuma conclusão a partir das mesmas. No entanto, inúmeros testes foram bem sucedidos, tendo sido encontradas diferenças entre adeptos do Benfica e adeptos de outros clubes no que diz respeito à forma como se apegam ao clube, assim como também foram obtidos resultados interessantes em relação aos níveis de satisfação e às necessidades de melhoria de acordo com os sócios do Benfica e os titulares de bilhetes de temporada.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFootball industrypor
dc.subjectConsumer relationship managementpor
dc.subjectDecision-making processpor
dc.subjectStrategic marketingpor
dc.subjectIndústria do futebolpor
dc.subjectGestão de relacionamento com consumidorpor
dc.subjectProcesso de tomada de decisãopor
dc.subjectMarketing estratégicopor
dc.titleFootball clubs as brands and their supporters as consumers – how SL Benfica can attract new fans and satisfy current onespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201056054por
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
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