Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10287
acessibilidade
Title: Networking e competências individuais como preditores da orientação para o cliente e do crescimento das start-ups
Authors: Gomes, Maria Joana Dias Costa Fonseca
Orientador: Ferreira, Aristides
Keywords: Start-up
Empreendedorismo
Crescimento
Orientação para o cliente
Networking
Competências políticas
Entrepreneurship
Growth
Costumer orientation
Political skill
Issue Date: 2014
Citation: GOMES, Maria Joana Dias Costa Fonseca - Networking e competências individuais como preditores da orientação para o cliente e do crescimento das start-ups [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12087>.
Abstract: Diferentes estudos afirmam que a competência política, a networking e a atitude orientada para o empreendedorismo estão positivamente relacionadas com a orientação para o cliente e o crescimento da organização. A presente investigação procurou compreender a influência de gestores com estas competências no contexto de 200 start-ups portuguesas e alemãs. Verificou-se, no entanto, que há relações negativas entre a utilização da networking com a orientação para o cliente, assim como entre a construção da networking e a atitude orientada para o empreendedorismo com o crescimento organizacional. Estes resultados identificam competências a otimizar para o desenvolvimento organizacional.
Different studies claim that political skills, networking and entrepreneurial attitude orientation are positively related to customer orientation and organization growth. This research tried to understand the influence of managers with these skills in the context of 200 Portuguese and German start-ups. It was found, however, that there are negative relationship between the using of networking with customer orientation, as well as between the building of networking and the entrepreneurial attitude orientation with growth organizational. These results identify skills to optimize organizational development.
Description: Mestrado em Recursos Humanos / JEL: M13 (Novas empresas e start-up); M12 (Gestão de Pessoal)
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10287
Thesis identifier: 201040883
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Networking e competências individuais_JoanaGomes.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.