Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10287
Autoria: Gomes, Maria Joana Dias Costa Fonseca
Orientação: Ferreira, Aristides
Data: 2014
Título próprio: Networking e competências individuais como preditores da orientação para o cliente e do crescimento das start-ups
Referência bibliográfica: GOMES, Maria Joana Dias Costa Fonseca - Networking e competências individuais como preditores da orientação para o cliente e do crescimento das start-ups [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12087>.
Palavras-chave: Start-up
Empreendedorismo
Crescimento
Orientação para o cliente
Networking
Competências políticas
Entrepreneurship
Growth
Costumer orientation
Political skill
Resumo: Diferentes estudos afirmam que a competência política, a networking e a atitude orientada para o empreendedorismo estão positivamente relacionadas com a orientação para o cliente e o crescimento da organização. A presente investigação procurou compreender a influência de gestores com estas competências no contexto de 200 start-ups portuguesas e alemãs. Verificou-se, no entanto, que há relações negativas entre a utilização da networking com a orientação para o cliente, assim como entre a construção da networking e a atitude orientada para o empreendedorismo com o crescimento organizacional. Estes resultados identificam competências a otimizar para o desenvolvimento organizacional.
Different studies claim that political skills, networking and entrepreneurial attitude orientation are positively related to customer orientation and organization growth. This research tried to understand the influence of managers with these skills in the context of 200 Portuguese and German start-ups. It was found, however, that there are negative relationship between the using of networking with customer orientation, as well as between the building of networking and the entrepreneurial attitude orientation with growth organizational. These results identify skills to optimize organizational development.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Networking e competências individuais_JoanaGomes.pdf1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.