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http://hdl.handle.net/10071/10253
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Title: O impacto da liberalização do transporte aéreo no mercado português: low costs vs companhias regulares: tap, easyjet e ryanair
Authors: Muchanga, Amílcar Paulo
Orientador: Loureiro, Sandra
Brochado, Ana
Keywords: Liberalização
Companhias tradicionais
Transporte aéreo e companhias de baixo custo
Liberalization
Traditional airlines
Air transport and low cost airlines
Issue Date: 2014
Citation: MUCHANGA, Amílcar Paulo - O impacto da liberalização do transporte aéreo no mercado português: low costs vs companhias regulares: tap, easyjet e ryanair [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10253>.
Abstract: Irrevogávelmente, tem se verificado nos últimos anos, grandes alterações no sector aeronáutico devido às várias crises e a liberalização do sector. Embora esta liberalização se apresente benéfica para a generalidade dos passageiros, parece traduzir-se em sérias dificuldades para as companhias aéreas manterem a sua rentabilidade. Muitas destas mudanças resultaram em privatizações no cenário mundial. A TAP, maior companhia aérea no mercado nacional em termos de passageiros transportados, continua numa situação financeira e patrimonial crítica com capitais próprios negativos. Efectivamente, a crescente liberalização dos mercados aéreos, que iniciou nos Estados Unidos e que abruptamente se estendeu para outros continentas tais como a Europa, promoveu novas dinâmicas no sector, nomeadamente o aparecimento de um novo modelo de negócio orientado para o baixo custo e, teve impactos em outras aréas como o turismo, aeroportos, ambiente, tarifas, procura, concorrentes e outros. A relevância do modelo “baixo custo” pode ser inferida não só pela lucratividade dessas empresas ou pelo número de passageiros transportados (Doganis, 2010), mas também pelo facto de várias empresas aéreas tradicionais, terem iniciado operações com empresas de baixo custo. Nos últimos anos assiste-se a um desenvolvimento e expansão exponencial deste tipo de transporte no mercado português, à medida que os dois principais actores europeus do sector low cost, a Ryanair e a easyJet, se instalam e seguramente consolidam-se no território nacional.
Irrevocably, in these recent years, major changes have taken place in the aviation sector due to various crises and liberalization. Although this liberalization is beneficial for most passengers, for the airlines it has revealed to be a serious disadvantage as they struggle to maintain their profitability. Many of these changes have resulted in privatization in the global scenario. TAP, the largest airline in the domestic market in terms of passengers carried, remains in a critical financial and asset situation with negative profits. Indeed, the increasing liberalization of air markets that began in the United States and abruptly spread to other continents such as Europe, promoted new dynamics in the sector, in particular the emergence of a new type of oriented low cost business and had impacts in other areas such as tourism , airports , environment, tariffs, demand, competitors and other. The relevance of the model " low cost " may be inferred not only the profitability of these companies or the number of passengers carried (Doganis, 2010), but also by the fact that several traditional airline companies have started operations with low-cost airlines. In recent years we are witnessing a development and exponential expansion of this type of transportation in the Portuguese market, as the two major European players in the low cost sector Ryanair and easyJet , are installed and securely consolidated in the country.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10253
Thesis identifier: 201052903
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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