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dc.contributor.advisorRamos, Tânia-
dc.contributor.authorRodrigues, Gonçalo Sonso de Sousa-
dc.date.accessioned2015-11-20T12:37:24Z-
dc.date.available2015-11-20T12:37:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationRodrigues, G. S. S. (2014). Estudo sobre frota própria versus frota subcontratada na empresa Logifarma [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10240pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10240-
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar a situação atual da distribuição de um operador logístico de produtos farmacêuticos – a Logifarma – e estudar uma possível alteração do binómio frota própria versus frota subcontratada. A alteração será realizada através do aumento da distribuição realizada pela frota própria na Região Norte de Portugal Continental, com vista a aumentar a autonomia sobre a distribuição nesta região do país e à otimização dos custos logísticos, pois esta é uma região algo negligenciada pela distribuição da frota da Logifarma. Foram definidos quatro cenários para análise que constituem possíveis alternativas à situação atual, visto que o Porto apenas é servido em 7% por frota própria sobre o total da distribuição da Logifarma. Para analisar os cenários foi utilizada a ferramenta MapPoint do programa informático TourSolver que permite a otimização dos custos e um melhor planeamento das rotas. Concluiu-se que ter uma carrinha com maior capacidade de carga para distribuir para a região supra referida, de momento, não é economicamente vantajosa. Contudo, tendo uma plataforma cross-docking no distrito do Porto, e expedir por frota própria cerca de metade das encomendas (em vez das atuais 7% das encomendas) reduz o custo de transporte por volume em 52%, sendo este cenário o recomendado.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze the current situation of Logifarma’s distribution system and study a change regarding the use of own fleet versus hired fleet. The goal is to increase the use of own fleet in the distribution activity in the north region of Portugal, in order to optimize the logistics costs. Four scenarios were defined, which constitutes possible alternatives to the current situation, in which the north region of Portugal is only served by own fleet in 7%. To analyze those scenarios a tool, MapPoint, from the software TourSolver was used, which allows an optimization of costs and a better routing plan. The conclusion was that owning a truck with higher capacity to distribute on the north region of Portugal, it's not, for now, an economical advantage. On the other hand, owning a cross-docking warehouse at Porto district and distribute half of the orders (instead of the current 7%) is economically more viable, given that the costs are expected to decrease 52%. Therefore, the recommendation is that Logifarma should implement this scenario in order to reduce its costs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFrota própriapor
dc.subjectFrota subcontratadapor
dc.subjectTourSolverpor
dc.subjectOtimização -- Optimizationpor
dc.subjectDistribuição -- Distributionpor
dc.subjectOwn fleetpor
dc.subjectHired fleetpor
dc.titleEstudo sobre frota própria versus frota subcontratada na empresa Logifarmapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201047500-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia-
dc.subject.jelM11-
dc.subject.jelO18-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
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