Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10219
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntónio, Nelson-
dc.contributor.authorRotaru, Olesea-
dc.date.accessioned2015-11-19T18:01:31Z-
dc.date.available2015-11-19T18:01:31Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-10por
dc.identifier.citationRotaru, O. (2013). Internationalization of Portuguese companies: Challenges in reaching the foreign market [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10219pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10219-
dc.description.abstractDevelopment and improvement in communication, faster travel and lower tariff barriers as well as other drivers of globalization had provided a better access to foreign markets bringing new and more opportunities for companies. Internationalization and globalization is increasing nowadays, becoming even more important for individual business to keep up with the development. Success of the companies depends of the expansion from their domestic market to new geographic markets and how well the overall business prosper. One of the most important decisions is the selection of the right entry mode which demands a great amount of resources and planning. The purpose of this thesis is to investigate what challenges portuguese companies are facing in the internationalization process. In order to reach the purpose we conducted a research regarding internal and external barriers in the internationalization process. Based on the research questions, a literature review was conducted. In order to select data, a qualitative and quantitative research was used. Our main result show that companies suffer because of the financial challenges, have difficulties in obtaining reliable foreign representation, high transportation costs and lack of governmental support. The findings also suggest that the motives for engaging in internationalization is that the domestic market is insufficient and saturated due to the size and there are many new and challenging foreign market opportunities which is reached by the ambitions companies which desire for growth and profit. With this thesis I hope to contribute with a new understanding of challenges that can help companies to better cope with challenges in practice when involving in internationalization.por
dc.description.abstractAtualmente, com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, livre circulação de bens e serviços entre outros fatores o acesso aos mercados externos tornou-se mais acessível para pequenas e médias empresas, proporcionando a estas a oportunidade de se internacionalizarem. A internacionalização porém, teve como consequência a intensificação do meio competitivo tornando-se cada vez mais importante que as empresas estejam a par do que está a acontecer no meio envolvente. O método utilizado pela empresa para se internacionalizar reveste-se assim de grande importância na medida em que pode influenciar o grau de sucesso ou insucesso da mesma. Assim sendo, é essencial definir antecipadamente o modo de entrada da empresa no mercado externo. A tese apresentada, tem como objetivo a análise dos desafios que as empresas portuguesas deparam-se ao iniciar o seu processo de internacionalização. Através de uma análise quantitativa e qualitativa foi feito um estudo sobre as barreiras internas e externas no processo da internacionalização Os resultados obtidos demonstram que a falta de liquidez, os elevados custos de transporte assim como a falta de apoio por parte do governo dificulta a internacionalização das empresas portuguesas. Contudo, as mesmas decidem internacionalizar-se devido á possibilidade de maior crescimento e lucro que com a conjuntura atual do país não têm; o mercado nacional encontra-se saturado, não havendo procura para a oferta atual. A tese apresentada procura assim ajudar as empresas nacionais a terem um melhor entendimento dos desafios que poderão ter ao internacionalizarem-se.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectInternal and external barrierspor
dc.subjectExportingpor
dc.titleInternationalization of Portuguese companies: Challenges in reaching the foreign marketpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201038145-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_olesea_rotaru.pdf
  Restricted Access
2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.