Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10205
Autoria: Militão, Jorge Miguel dos Reis
Orientação: Ramalho, Nelson
Data: 2013
Título próprio: Identificação de competências chave dos gestores de cliente de uma instituição financeira portuguesa
Referência bibliográfica: Militão, J. M. R. (2013). Identificação de competências chave dos gestores de cliente de uma instituição financeira portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10205
Palavras-chave: Competências -- Skills
Gestores de cliente
Modelo arquitetónico
Metacompetências
Client manager
Architectonic model
Metacompetencies
Resumo: A sensibilidade com que as decisões de natureza bancária e financeira afetam o cidadão comum e as empresas exige um perfil de competências e valores deontológicos dos gestores de cliente cuja tipificação nem sempre é alvo da atenção explícita por parte dos decisores organizacionais. Tal pode comportar custos diretos e indiretos para a adequada gestão de recursos humanos neste sector. Partindo do modelo de competências de Roe (2002) e do modelo de conteúdo da O*NET (2007) este estudo propõe-se identificar as competências-chave dos gestores cliente empresa num banco. Com base em 10 entrevistas em profundidade, por intermédio de análise de conteúdo, foram identificadas duas categorias de competências predominantes: as metacompetências e as competências sociais, bem como os KSAs e APOs que as suportam. As competências e atributos identificados permitiram recomendar medidas de desenvolvimento no sistema de gestão de recursos humanos.
The sensitivity with which decisions of a bank and financial nature impact the common citizen and companies require that client managers competencies profile and deontological values are explicitly typified. However this is most seldom than often the rule in bank industry which may create direct and indirect costs for HRM. On the basis of Roe’s (2002) competency model as well as O*Net (2007) content model this study is set to identify the key-competencies of corporate client managers at a Portuguese bank. Departing from 10 in-depth interviews held with these professionals, content analysis showed that there are two main categories of competencies: the metacompetencies, and social competencies. Likewise the study showed the corresponding KSAs and APOs. The competency profile as well as all attributes found allow for the recommendation of measures leading to the development of the HRM system.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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